Notícias Notícias

Voltar

Novo anfiteatro de Engenharia de Minas homenageia professor Cláudio Castro

Além do novo espaço, departamento passou por ampla reforma, em salas de aula, gabinetes dos docentes, laboratório e corredor

O novo anfiteatro do Departamento de Engenharia de Minas (Deminas) do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG) será inaugurado na próxima quinta-feira (13), às 10h30, e receberá o nome do professor Claudio de Castro, como forma de homenagem a um dos docentes responsáveis pela criação do curso. Além de ter requalificados piso e pintura, o espaço, que atende também a demandas de outros cursos do CTG, ganhou novos equipamentos de multimídia, ar-condicionado e poltronas mais confortáveis.

Foto: Fabson Gabriel

As intervenções custaram R$ 250 mil, oriundos da UFPE

Na ocasião, também serão apresentadas outras melhorias da infraestrutura do Deminas, que passou por uma ampla reforma nas suas instalações físicas, com intervenções nas secretarias do departamento, da graduação e pós-graduação, sala de reuniões, salas de aulas da graduação e pós-graduação, gabinetes dos docentes, laboratório de ensaios não destrutivos em rochas e corredor. E mais: os docentes receberam novos computadores, as salas de aulas foram contempladas com bancas escolares modernas, projetores e quadro de vidro; todo o corredor foi revestido com cerâmica (piso e parede) e recebeu uma nova sinalização. Todas as intervenções custaram R$ 250 mil, oriundos da própria UFPE.

Para o professor Robson Lima, chefe do Deminas, a modernização do anfiteatro, que é destinado a palestras, encontros e atividades de alunos, “vai proporcionar a retomada de uma agenda de eventos acadêmicos, além de facilitar as medidas de manutenção”. Segundo o subchefe, professor José Carlos, a revitalização será completada com as reformas dos sanitários masculino e feminino dos estudantes (em andamento) e ampliação do Laboratório de Tecnologia Mineral (em fase de licitação). “Esperamos que as novas instalações fortaleçam o curso de Engenharia de Minas, proporcionando mais conforto para os alunos e aulas práticas, servidores técnico-administrativos e os docentes”, afirma.

HOMENAGEADO – Nascido no Recife, em 1933, Cláudio Castro ministrou, como professor titular, as disciplinas de Mineralogia e de Petrografia nos cursos de História Natural e Geografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, na UFPE, onde ingressou em 1959, ensinou Mineralogia, Geologia e Engenharia de Minas. Na Universidade, além das atividades de ensino e pesquisa, exerceu a chefia do Deminas em vários mandatos e a coordenação da Cecine por 19 anos.

O professor Castro realizou vários cursos em nível de especialização e aperfeiçoamento, visitas técnicas; tendo também participado de inúmeros congressos no Brasil e exterior, onde teve a oportunidade de apresentar várias comunicações científicas. Em periódicos e revistas brasileiras e internacionais publicou mais de 70 trabalhos.

 

 

Data da última modificação: 10/12/2018, 14:52

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização