Notícias Notícias

Voltar

Melhoria dos processos decisórios é objetivo de laboratório inaugurado no CTG

Laboratório é dedicado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que envolve várias áreas de conhecimento

Por Eliza Brito

O laboratório NeuroScience for Information andDecision (NSID) ou Neurociência e Decisão, em funcionamento desde o ano passado, no Departamento de Engenharia de Produção, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) do Campus Recife da UFPE, conquistou avanços na estrutura e no desenvolvimento de pesquisas. A doutoranda em Engenharia de Produção Lucia Reis Peixoto Roselli, por exemplo, conquistou o prêmio internacional de melhor artigo publicado, na categoria estudante, durante a conferência internacional de decisão e negociação, realizada na China, em junho deste ano, com trabalho desenvolvido no espaço. A inauguração do laboratório foi realizada no final da manhã da última sexta-feira (7), com a participação de autoridades acadêmicas e muitos estudantes.

Foto: Passarinho

Inauguração contou com a presença de professores e estudantes

“Essa área é nova no departamento e só veio para agregar. O objetivo não é estudar a neurociência em si, mas entender a neurociência para a tomada de decisão. Adquirimos mais uma ferramenta, que é muito importante, porque pega características que não são controladas pelas pessoas e, dessa forma, podemos verificar, de fato, se os sistemas desenvolvidos, os métodos de apoio, os problemas de decisão estão sendo resolvidos levando às melhores soluções”, explicou Lúcia Roselli.

O objetivo do laboratório NeuroScience for Information and Decision é contribuir com a sociedade, por meio da melhoria do processo decisório nas organizações. “Ele é dedicado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que envolve várias áreas de conhecimento. Temos um foco de disseminar essa multidisciplinaridade, que intercede essas áreas de conhecimento e vai trazer uma grande aplicabilidade aos estudos de aspectos psicofisiológicos e comportamentais do indivíduo, buscando responder novos questionamentos científicos relacionados à tomada de decisão individual ou em grupo ou processos de negociação”, afirmou a vice-coordenadora do laboratório, professora Danielle Morais.

A docente formou o dispositivo da cerimônia de inauguração ao lado do reitor Anísio Brasileiro; do pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Ernani Carvalho; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Thiago Galvão; da pró-reitora de Gestão Administrativa, Paula Albuquerque; do diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Afonso Oliveira; da chefe do Departamento de Engenharia de Produção, Ana Paula Costa; e do coordenador do laboratório, professor Adiel Teixeira.

“A importância estratégica do laboratório é indiscutível. Temos aqui as dimensões internacional, de pesquisa e pós-graduação, de inovação, da interdisciplinaridade. Esse laboratório tem um grande significado para uma universidade pública, que precisa se afirmar como tal”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro, nasolenidade. Seu discurso foi reforçado pela professora Ana Paula Costa, que destacou a importância do espaço para a pesquisa de ponta. “As pesquisas desenvolvidas aqui são inéditas no Brasil. A pesquisa que se faz aqui coloca a Universidade como pioneira no setor”, finalizou a docente.

ESTRUTURA – O laboratório está localizado no 5º andar do bloco administrativo do CTG. Atualmente, o NSID tem a disposição para realização de suas pesquisas os equipamentos de Eye-tracking (rastreamento ocular) e eletroencefalograma (EEG), além de duas salas de Decision Conferencing (DECONF), utilizadas para estudar comportamento de negociação a distância. O NSID conta, ainda, com salas para realização dos experimentos, de estudo e análise dos dados. De acordo com a professora Danielle Morais, o laboratório contou com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio de projeto CT-Infra, e do Departamento de Engenharia de Produção, cujo valor foi da ordem de R$ 1,1 milhão. Ainda segunda ela, já foi aprovado novos recursos da Finep no valor de R$ 900 mil, que serão utilizados para aquisição de novos equipamentos.

 

Data da última modificação: 10/12/2018, 15:23

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização