Notícias Notícias

Voltar

Laboratório de Proteção Radiológica recebe acreditação do Inmetro em monitoração individual

Laboratório do Departamento de Energia Nuclear é o primeiro no país a receber essa acreditação

O Laboratório de Proteção Radiológica do Departamento de Energia Nuclear (LPR-DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi acreditado pelo Inmetro no escopo de monitoração individual de indivíduos ocupacionalmente expostos. O laboratório é o primeiro do Brasil nesse serviço a receber a acreditação pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).

A monitoração individual avalia doses recebidas por trabalhadores de indústrias, hospitais e clínicas que utilizam radiações ionizantes em suas atividades. “Tivemos que aprovar na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), antes de acreditar no Inmetro, um processo que começou em 2014. Esse processo de validação envolve muitas etapas, como testes, treinamento de pessoal, elaboração de documentações e aquisição de equipamentos”, explica Vinicius Saito, coordenador do laboratório. 

O LPR-DEN/UFPE, uma entidade sem fins lucrativos, iniciou suas atividades em 1974 e é um dos laboratórios mais antigos da UFPE. Por ser um órgão que presta serviços essenciais, tem mantido suas atividades durante a pandemia.

Além da monitoração individual de indivíduos ocupacionalmente expostos, nele também são realizados o controle de qualidade dos equipamentos de raios-x e levantamento radiométrico das salas que têm esses equipamentos. Também mantém projeto de pesquisa em desenvolvimento e aplicação de novos sistemas dosimétricos para ensaios e calibrações através de técnicas nucleares.

Os recursos gerados pelos serviços prestados no LPR são revertidos em bolsas para estudantes e para o apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão na área nuclear.

Mais informações
WhatsApp (81) 2126.7999

administrativo@lpr.net.br

Data da última modificação: 07/08/2020, 15:08

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização