Notícias Notícias

Voltar

Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE promove colóquio amanhã (18) sobre biofilmes

O evento será apresentado pela professora Sara Horácio de Oliveira Maciel, via Google Meet, às 16h

O Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove colóquio virtual sobre biofilmes amanhã (18). O evento, que será apresentado pela professora Sara Horácio de Oliveira Maciel, abordará os conceitos dos biofilmes, seu impacto nas superfícies, nas atividades industriais, controle de biofilmes industriais, formas benéficas de utilização dos biofilmes e afins. A palestra faz parte do ciclo de palestras do Colóquio Litpeg-UFPE e será realizada via Google Meet, às 16h.

Sara Maciel possui doutorado (2010) e pós-doutorado (2011-2014) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de materiais: corrosão e métodos de proteção; mestrado em Engenharia Química (2005) pela UFPE, na área de processos biotecnológicos e graduação em Química Industrial (1993) pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

Tem experiências nas áreas das Engenharias Química/Mecânica, com ênfase em biocorrosão e corrosão, atuando principalmente nos seguintes temas: 1. biocorrosão; 2. biofilmes; 3. biocidas - hipoclorito de sódio, peróxido e hidrogênio, ácido peracético, THPS, sais quaternários de amônio; 4. biopolímeros, goma xantana, quitosana; 5. biorremediação. É professora do Departamento de Engenharia Química da UFPE e na indústria tem experiências nas áreas têxtil, de pigmentos e na área de utilidades.

Data da última modificação: 17/06/2021, 17:31

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização