Notícias Notícias

Voltar

Grupo de pesquisa coordenado pela Agência Internacional de Energia Atômica se reúne na UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia, de segunda (18) até sexta-feira (22), a segunda reunião do Grupo de Pesquisa sobre Aplicações de Métodos de Dosimetria Biológica em Radiação na Oncologia, Medicina Nuclear, e Radiologia Diagnóstica e Intervencionista (Medbiodose), coordenada pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, sigla em inglês). O evento é fechado aos pesquisadores participantes do projeto e será realizado no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, com abertura às 9h.

Um dos objetivos do encontro é debater formas de mitigar os efeitos colaterais inerentes à exposição de tecidos sadios às radiações ionizantes durante a radioterapia e, assim, inovar o tratamento de câncer com radiações ionizantes, considerando a radiossensibilidade de cada paciente.

Em edital lançado em 2017, a IAEA selecionou 23 instituições de pesquisas de 20 países, cujas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) estão voltadas para o uso da biodosimetria em aplicações médicas. A UFPE é a única instituição brasileira a integrar este grupo coordenado pela IAEA, através do Laboratório de Modelagem e Biodosimetria Aplicada (Lambda), do Departamento de Energia Nuclear (DEN).

De acordo com o professor Ademir Amaral, coordenador do Lambda e secretário científico do encontro, o papel da IAEA é fundamental para a integração dos laboratórios envolvidos e o sucesso deste projeto. Além disso, a escolha da UFPE para sediar essa reunião de trabalho é um reconhecimento da importância das pesquisas desenvolvidas em nossa Universidade nesta área do conhecimento.

Durante este segundo encontro, serão discutidos os avanços alcançados por cada instituição envolvida neste primeiro ano de trabalho, bem como o cronograma de atividades para os próximos anos. Ao final dos quatro anos do projeto, o Medbiodose deverá disponibilizar, aos centros de diagnósticos e tratamento de câncer, metodologias que objetivam otimizar as aplicações das radiações ionizantes no combate ao câncer.

PROJETO - A dosimetria biológica, também conhecida como biodosimetria, envolve métodos de avaliação de efeitos biológicos radioinduzidos, buscando relacioná-los com os níveis de exposição às radiações ionizantes. O projeto coordenado pela IAEA busca aprimorar o conhecimento das metodologias biodosimétricas, integrando as diferentes abordagens técnico-cientificas para inovar as aplicações das radiações ionizantes na saúde e contribuir para a medicina personalizada em radioterapia.

Data da última modificação: 15/02/2019, 15:39

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização