Notícias Notícias

Voltar

Grupo de Engenharia Cartográfica produz mapas temáticos estáticos e dinâmicos da evolução da Covid-19

O objetivo da iniciativa é traduzir a grande quantidade de dados disponíveis de forma gráfica

Professores do Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (Decart) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão produzindo mapas temáticos estáticos e dinâmicos relacionados à evolução da Covid-19 em Pernambuco. O projeto COVIDecart publica infográficos relacionados aos casos e óbitos em Pernambuco no Instagram e mapas mais especializados no site  e no Facebook. 

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a professora Andréa de Seixas, o objetivo da iniciativa é traduzir a grande quantidade de dados disponíveis de uma forma gráfica, por meio de mapas estáticos ou dinâmicos (animados). Os dados usados são oficiais, usando fontes como os boletins das Secretarias de Saúde e do Ministério da Saúde e as bases cartográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O público-alvo são tanto os especialistas – como nas séries de mapas que relacionam a vulnerabilidade social nos municípios com os óbitos – quanto a população em geral, como no caso dos mapas da evolução de casos em Recife e Pernambuco. No Instagram, são apresentados infográficos animados para oferecer informação mais rápida. “São representações mais simplificadas que qualquer pessoa pode compreender”, afirma a docente.

A periodicidade de atualização varia de acordo com o teor do mapa: a atualização é feita diariamente no mapa do Recife por distrito sanitário, por exemplo, mas semanalmente no mapa do índice de vulnerabilidade, que compara uma semana com a outra. O COVIDecart planeja agora realizar novos trabalhos em interface com outros grupos de pesquisa da UFPE que também estão atuando em relação à Covid-19.

Para a coordenadora, os materiais podem ser usados pelos gestores públicos para orientar ações ou analisar os resultados de ações, como o lockdown, por exemplo, ou a realização de barreiras sanitárias em municípios que são muito vulneráveis e ainda não têm casos. “É possível cruzar a informação cartográfica com qualquer outro tipo de informação e isso pode ajudar na tomada de decisão”, explica.

EQUIPE - O COVIDecart é coordenado pelas professoras Andrea Flávia Tenório Carneiro e Andréa de Seixas. Além de nove professores, participam do projeto sete mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação e um do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, além de três graduandas em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

Data da última modificação: 01/06/2020, 18:02

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização