Notícias Notícias

Voltar

Glossário reúne termos relacionados a Icnologia, Biologia, Ecologia, Paleontologia e Geologia

Livro reúne termos relacionados a Icnologia, Biologia, Ecologia, Paleontologia, Geologia (Sedimentar) e áreas afins

A Editora da UFPE (EdUFPE) lançou, na versão e-book, o “Glossário de Icnologia: entendendo o significado dos rastros”, trabalho elaborado por pesquisadores de áreas multidisciplinares de importantes universidades do Nordeste do Brasil, como UFPE, UFS, Ufal e UVA. O livro reúne, em um volume, termos relacionados a Icnologia, Biologia, Ecologia, Paleontologia, Geologia (Sedimentar) e áreas afins. 

Os icnofósseis citados na obra se referem a espécimes encontrados na Região Nordeste do Brasil, principalmente no Estado de Pernambuco, coletados e estudados pelo professor e paleontólogo Geraldo da Costa Barros Muniz e pela paleontóloga e bióloga Sonia Agostinho, do Departamento de Geologia da UFPE,onde se encontram depositados os exemplares, constituindo um importante e rico acervo para estudo dos rastros e seus significados.

Segundo Sonia, a iniciativa se fez necessária devido à inexistência de um Glossário de Icnologia no Brasil voltado para o estudo dos rastros de invertebrados, bem como, a carência de pesquisas, principalmente na Região Nordeste, onde o registro de icnofósseis é expressivo e pouco estudado. “Servirá também como ponto de partida para que outros interessados em Icnologia discutam, critiquem e venham propor um glossário comparado, que satisfaça e corresponda às mais amplas necessidades daqueles que se dedicam, ou pretendem se dedicar a esse ramo da Paleontologia”, afirma.

Data da última modificação: 30/01/2019, 10:30

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização