Notícias Notícias

Voltar

Fórum do Comitê UFPE SOS Mar discute ações da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco

Encontro desta semana contou com a participação do assessor da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco George Santiago Dimech

O Fórum do Comitê UFPE SOS Mar, grupo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instalado para tratar das ações relativas aos danos causados pelo óleo nas praias de Pernambuco, se reuniu na tarde de ontem (27), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. O encontro desta semana contou com a participação do assessor da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco George Santiago Dimech, do professor Cristiano Ramalho, do Departamento de Sociologia, e do vice-reitor Moacyr Araújo, do Departamento de Oceanografia.

Foto: Passarinho

Secretaria de Saúde vai acompanhar população praieira

O assessor apresentou as ações da Secretaria de Saúde e tirou as dúvidas dos professores presentes. Ele falou que está sendo elaborada uma política pública para acompanhamento dos casos, por pelo menos dez anos, para analisar os efeitos de curto e longo prazo da contaminação química e ambiental. “É importante usar esse evento para estruturar a rede de assistência para as populações mais vulneráveis”, explicou. O vice-reitor destacou a disponibilidade da UFPE para ajudar nesse acompanhamento. “A Universidade está aberta e disposta a contribuir nessa construção”, afirmou.

Ramalho discutiu os resultados dos diálogos com comunidades praieiras, sejam atingidas diretamente pelo petróleo ou não. Ele informou que houve uma paralisia no consumo de pescados nos dois casos – itens como marisco, ostra e sururu sofreram queda de 90% a 100%. “Esse impacto não distingue as praias que foram atingidas e as que não”, esclareceu. A fome tem sido um tema recorrente entre os pescadores, algo que o professor nunca havia visto em 23 anos de estudos com esses grupos. “Temos um colapso do ponto de vista da pesca artesanal”, disse.

Data da última modificação: 28/11/2019, 13:36

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco Rua Av. da Arquitetura, s/nº CEP - 50740-550

(81) 2126 8200 / 2126 8700
Para alunos - formulário

Localização Localização