Notícias Notícias

Voltar

Evento sobre planejamento espacial marinho reúne pesquisadores brasileiros e europeus na UFPE

Workshop é coordenado pelo professor de Oceanografia da UFPE Alex Costa da Silva

Foto: Passarinho

Especialistas brasileiros e europeus estarão reunidos até quinta-feira (7)

Pesquisadores brasileiros e europeus lotaram o auditório do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma), na manhã de hoje (4), para a abertura do “MSP in tropical Atlantic: governance dynamics International workshop”. O evento segue até a quinta-feira e tem como objetivo compartilhar experiências em planejamento espacial marinho e governança na Europa e na América Latina.

“É muito importante a participação de universidades brasileiras neste projeto pela possibilidade da troca de experiências e para o desenho de políticas europeias e latino-americanas na área. A UFPE sediar esse workshop é muito importante para a internacionalização da Universidade”, explicou a diretora de Relações Internacionais da UFPE, Maria Eleonor Maia, que formou a mesa de abertura do workshop com o professor de Oceanografia da UFPE Alex Costa da Silva e a representante do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), Marie Bonnin.

O professor Alex Costa da Silva saudou os presentes e desejou um excelente workshop a todos e foi seguido de Marie Bonnin, que reforçou a importância do evento. “Espero que esse workshop seja rico em ideias, trocas e experiências”, afirmou. A programação do dia contou ainda com palestra e duas sessões de discussão. Amanhã (5), o evento com sessões de discussão também no Ceerma. Na quarta e na quinta-feira, serão realizadas as sessões de resultados, com visita ao município de Tamandaré, no litoral sul do Estado.

O “MSP in tropical Atlantic: governance dynamics International workshop” faz parte das ações do Paddle, um programa de investigação financiado pela EU RISE, coordenado por Marie Bonnin (IRD - França), envolvendo 11 parceiros europeus e sete parceiros associados do Brasil, Cabo Verde e Senegal. O objetivo do Paddle é analisar oportunidades e limites de planejamento espacial marinho no Atlântico Tropical, compartilhando, integrando e desenvolvendo conhecimento entre acadêmicos e profissionais da Europa, do Brasil e da África Ocidental.

Mais informações
Ceerma
(81) 2126.7112

Data da última modificação: 04/02/2019, 11:59

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização