Evento sobre formação da mentalidade antártica debate os 40 anos do Brasil no continente

Vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, professor do Departamento de Oceanografia, será um dos palestrantes

“Formação da Mentalidade Antártica: rumo aos 40 anos do Brasil no continente” é o tema do I Encontro InterAntar/UFABC, que acontece amanhã (6), das 8h às 17h, no YouTube do projeto. O vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo, professor do Departamento de Oceanografia, será um dos palestrantes. O InterAntar é um projeto da Universidade Federal do ABC (UFABC) voltado ao ensino, pesquisa e extensão em educação, comunicação e popularização das Ciências Polares.

De acordo com os organizadores, o encontro trará debates e reflexões necessários para preparar educadores, estudantes e a sociedade brasileira para a divulgação e a educação sobre temas antárticos ao longo de 2021. O público-alvo são professores da educação básica, licenciandos, pesquisadores antárticos, estudantes de Ensino Médio e de graduação e divulgadores das Ciências Antárticas. As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado de participação. Confira a programação e saiba mais sobre os palestrantes.

Pela manhã, haverá cinco palestras de meia hora cada, abordando “A Extensão Universitária e a Divulgação da Ciência Antártica”, “Perspectivas da Ciência Antártica Brasileira para os próximos dez anos”, “Perspectivas do Proantar para os próximos dez anos”, "A participação do Brasil no Tratado da Antártica” e “Perspectivas para pesquisadores em início de carreira”. Em seguida, às 11h, acontece a mesa-redonda “Antártica para Todos”.

À tarde, haverá outras duas mesas-redondas: “Passado, presente e futuro da ciência antártica”, na qual o vice-reitor da UFPE fala sobre redemoinhos, biodiversidade e microplásticos na Antártica, e “Coleções Antárticas”. Duas entrevistas fecham o evento: a primeira com Jô Moraes, ex-deputada federal e integrante da Frente Parlamentar Pró-Antártica, e a segunda com Amyr Klink, que completou a primeira circum-navegação do Continente Antártico em 1998.

Data da última modificação: 05/02/2021, 18:46

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­