Notícias Notícias

Voltar

Equipe de docentes e alunos da UFPE viabiliza regularização de títulos de propriedade para 150 famílias

Será entregue neste sábado (10) a primeira parcela dos títulos de propriedade do Núcleo Urbano Novo Tapajós

Resultado do projeto de extensão “Regularização Fundiária em Assentamentos Habitacionais na Região Metropolitana do Recife”, realizado por uma equipe de professores e estudantes da UFPE, sob a coordenação do professor Silvio Garnés, do Departamento de Cartografia (Decart-CTG), será entregue neste sábado (10) a primeira parcela dos títulos de propriedade do Núcleo Urbano Novo Tapajós. A iniciativa, fruto do Termo de Execução Descentralizada (TED) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e parceria com a Prefeitura Municipal de Igarassu (PMI), prevê a entrega de 150 títulos, em torno de 50% do total do Núcleo Urbano constituído, localizado na comunidade de Cruz de Rebouças, em Igarassu.

Foto: Divulgação

Comunidade de Cruz de Rebouças, em Igarassu, foi beneficiada pelo projeto

O evento, que ocorrerá na quadra esportiva da Escola Municipal Albin Stahli, em Cruz de Rebouças, contará com a presença de representante do MDR, da PMI, do Cartório de Ofício Único, que emitiu os títulos e, pela UFPE, o reitor Alfredo Gomes, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, e o professor Garnés. A fim de seguir todo o protocolo de prevenção à transmissão da Covid-19, a Secretaria de Saúde do município está preparando as condições sanitárias para o evento.

Segundo o coordenador, o projeto foi realizado em um período de transição da legislação brasileira de regularização fundiária, passando a vigorar a Lei 13.465/2017. “Com essa mudança, a equipe da UFPE teve oportunidade de criar uma metodologia de vanguarda, envolvendo os segmentos: técnico, administrativo, cartorial e da sociedade, por meio de oficinas na própria comunidade”, afirma Silvio Garnés. “A entrega dos títulos do Núcleo Urbano Novo Tapajós é o primeiro fruto a chegar aos termos finais, dos muitos outros que estão por vir elaborado pela Equipe de Regularização Fundiária da UFPE”, destaca ele.

EQUIPE – O projeto de extensão, assinado em novembro de 2016 e efetivamente iniciado no município de Igarassu, em maio de 2017, sob a gestão administrativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), contou com uma equipe multidisciplinar envolvendo o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e Centro de Artes e Comunicação (CAC), e os Departamentos de Engenharia Cartográfica e de Arquitetura e Urbanismo. Contou, na sua composição inicial, com 60 integrantes entre professores, pesquisadores, alunos da pós-graduação e alunos da graduação.

O trabalho desenvolvido pela equipe da UFPE permitiu regularizar os lotes, as edificações por averbação à matrícula e mais os instrumentos públicos da Área de Lazer Cruz de Rebouças, como a praça “Cosme Damião de Paiva”, a área da “Delegacia de Polícia”, a área da Creche Municipal “Tia Emocy Krause”, a área do “Núcleo de Segurança do Bairro”, a área da escola municipal “Josuel Roberto de Souza”.

Mais informações
Professor Silvio Garnés – coordenador-geral do Projeto

silvio.jacks@ufpe.br

Lucas Pessanha – diretor de Regularização Fundiária de Igarassu (Deconur)
lucaspessanha2211@gmail.com

Data da última modificação: 09/10/2020, 17:11

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização