Notícias Notícias

Voltar

Equipe da UFPE participa de competição de robótica em evento da Petrobras

Universidade foi convidada a participar do evento no Rio de Janeiro

A UFPE participou da Petrobras Expo Robótica, no Centro de Pesquisas Petrobras (Cenpes), de 27 a 29 de novembro, realizada no Rio de Janeiro, ao lado representantes de empresas, institutos de pesquisa, associações e operadoras, evento idealizado com os objetivos de fomentar o uso da robótica, atualizar a rede de relacionamentos e discutir prioridades, planos de trabalho e linhas de pesquisa. Foram abordados robôs, drones, ROVs (Remotely Operated Vehicle), AUVs (Autonomous underwater vehicle) e ASVs (Autonomous Surface Vehicle), com o enfoque na indústria de energia.

Foto: Divulgação

Alunos do CIn e do CTG trabalharam conjuntamente

Enxergando a Robocup como um esforço de excelência no fomento ao estudo e uso da Robótica em seuestado da arte, a Petrobras realizou uma competição de robôs autônomos durante a exposição, emulando em menor escala, uma aplicação real numa Plataforma de Petróleo. A participação estava alinhada com a estratégia da Petrobras de mapear na robótica, grupos de excelência e oportunidades para rotas de pesquisa e desenvolvimento.

A equipe da UFPE foi uma das equipes selecionadas para participar da competição. Orientadaos pelos professores João Marcelo Teixeira (do Departamento de Eletrônica e Sistemas, pesquisador do Voxar Labs e orientador do Maracatronics) e Edna Barros (do Centro de Informática e coordenadora do RobôCIn), os alunos Lucas Oliveira Maggi (representando o Voxar Labs), Carlos Henrique Caloete Pena (representando o RobôCIn) e Pedro Jorge Lima da Silva (representando o Maracatronics) conseguiram participar da competição, apesar das limitações de nunca ter trabalhado diretamente com a plataforma robótica utilizada, a Robotino, da Festo.

O professor João Marcelo destaca que foi uma experiência bastante significativa, uma vez que foi possível montar uma equipe UFPE integrando pessoas de diversos grupos, como o Voxar Labs, RobôCIn (ambos do Centro de Informática) e Maracatronics (Departamento de Engenharia Mecânica – Demec, do Centro de Tecnologia e Geociências – CTG). “Esperamos que isso esse seja o pontapé inicial para aumentarmos a integração entre diferentes centros”, completa o professor. O feedback dos organizadores da competição foi tão positivo que a RoboCUP espera incluir essa categoria nas próximas edições da competição de robótica no país.

 

 

Data da última modificação: 05/12/2018, 15:32

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização