Notícias Notícias

Voltar

Dissertação aborda métodos para identificação de sítios graníticos em Surubim e Venturosa

A apresentação ocorrerá às 10h na sala de projeções do Departamento de Geologia

O Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE vai promover, nesta quarta-feira (23), a defesa da Dissertação de Mestrado “Sensoriamento remoto e aerogeofísica aplicados à prospecção de granitos ornamentais na área da folha Surubim e folha Venturosa”, de autoria de Rodrigo Tavares de Andrade.

A apresentação ocorrerá às 10h na sala de projeções do Departamento de Geologia, no 5º andar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), tendo como membro titulares da banca examinadora os professores Gorki Mariano (orientador), Adejardo Francisco da Silva Filho (PPGEOC/UFPE), Paulo de Barros Correia (PPGEOC/UFPE) e João Rodrigues Tavares Junior (UFPE).

Resumo

Este trabalho consiste no desenvolvimento de estudos da associação entre mapas geológicos e interpretação de produtos geofísicos (aeromagnetometria, aerogamaespectrometria) e imagens de sensoriamento remoto Landsat-8, no intuito do levantamento de novos sítios graníticos nas áreas da Folha Surubim e Folha Venturosa, com ênfase na identificação de assinaturas específicas desses corpos que poderiam implicar na prospecção de novos jazimentos de rochas ornamentais com potencial econômico. O trabalho realizado na escala de 1:100.000 em cada Folha de 3.000 km², tem a finalidade de sugestão de alvos promissores à jazimento, por meio de análise conjunta das imagens mencionadas acima e dados geológicos já cartograficamente descritos, bem como a identificação de zonas de cisalhamento e outras estruturas desfavoráveis, que atrapalhariam a eleição de sítios graníticos potenciais. As áreas das folhas de estudo em questão estão inseridas majoritariamente no contexto geotectônico da Província Borborema, no domínio central limitado ao sul pela Zona de Cisalhamento Pernambuco (ZCPE) e ao norte pela Zona de Cisalhamento Patos (ZCPatos). Para efeito de comparação, serão caracterizados corpos graníticos que já são explorados como rocha ornamental. Na escala dos mapas usados nesse trabalho, os dados Aerogeofísicos e Sensoriamento Remoto Landsat-8 das áreas mostraram-se eficientes em suas caracterizações, dentro do limite da escala e de suas próprias características espectrais, possibilitando a identificação de novos fácies e propiciando uma revalidação da cartografia geológica da região. Foram sugeridos novos pontos potenciais de exploração tanto na Folha Surubim quanto na Folha Venturosa. Novas áreas propensas a jazimento distante das pedreiras ativas dessas rochas em até alguns quilômetros.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE
(81) 2126.8726/8902

 

 

Data da última modificação: 21/05/2018, 13:25

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização