Notícias Notícias

Voltar

Cerimônia marca entrega do laboratório de ensino flutuante Ciências do Mar IV à UFPE

Evento contou com a presença dos reitores da UFPE e da UFRPE, do presidente do Porto do Recife e de professores das duas instituições de ensino

Reforçar as atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação de todas as universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de Ciências do Mar. Este é o objetivo do navio-escola “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV”, que já se encontra atracado no cais 6 do Porto do Recife e cuja cerimônia de entrega foi realizada na tarde de ontem (17), em evento que contou com a presença dos reitores das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, do presidente do Porto do Recife e de professores e demais membros das duas instituições de ensino.

Fotos: Bernardo Sampaio

Reitores e vice-reitores da UFPE e UFRPE na entrega do navio no Porto do Recife

Para o reitor Alfredo Gomes, da UFPE, a embarcação vai permitir uma ruptura paradigmática do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem, além de promover uma rede de articulação com outras universidades. “Ter um equipamento desse porte, em uma universidade como a UFPE, mas que vai integrar também ações com outras universidades, é muito importante para fortalecer as ações de ensino e de pesquisa de forma integrada e para promover um conhecimento mais aprofundado da costa nordestina”, afirmou. “A sociedade e aqueles que lidam diretamente com o mar, com os recursos hídricos nessa região, só têm a ganhar com esse processo”, completou.

Reitor da UFRPE, o professor Marcelo Carneiro Leão ressaltou a importância da embarcação para as atividades didáticas e de pesquisa. “O aporte deste navio vai oportunizar que a gente, tanto a UFPE como a UFRPE, possa ampliar não somente as atividades de ensino, indo a distâncias maiores com mais segurança para nossos alunos, como também o desenvolvimento de pesquisas. Isso vai dar uma alavancada muito forte nas pesquisas e no ensino, permitindo ampliar as perspectivas de vários cursos da universidade”, disse. O vice-reitor Gabriel Rivas de Melo também esteve presente. 

Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco, a embarcação, construída pelo estaleiro cearense Inace, tem 32m de comprimento, calado de 2,7m, capacidade para oito tripulantes e 18 passageiros (alunos e professores), autonomia segura para 15 dias de navegação e está equipada com instrumentos de navegação, segurança e científicos. 

Navio servirá para a realização de pesquisas de alunos de graduação e pós

A embarcação será gerida pela UFPE – junto com a empresa Ipom Marine – e contribuirá com horas de embarque dos estudantes de graduação em Oceanografia, carga horária exigida para obtenção do diploma; possibilitará aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação participarem das aulas teóricas e práticas em campo/mar; dará segurança e estrutura física necessárias aos estudantes embarcados; e fornecerá informações aos estudantes para o desenvolvimento de monografias, dissertações e teses. O Ciências do Mar IV também poderá ser utilizado pelas universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de Ciências do Mar.

“Eu diria que este é um momento histórico para a ciência do mar brasileira. Em particular, para as Ciências do Mar de nossa região Nordeste porque nós vamos poder fazer um aprendizado científico”, avaliou o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo. “A ideia é que a gente possa juntar a pesquisa ao ensino de forma integrada e também projetos de extensão com essa estrutura que estamos recebendo neste momento”, completou. “O Porto do Recife terá um resultado de informações e de dados muito interessante para sua atividade. Desse convênio, teremos estudos que vão interessar a toda a sociedade e, principalmente, a atividade portuária. Será feito um grande avanço no estudo de mar e de água aqui na região”, disse Carlos Vilar, presidente do Porto do Recife.

Confira aqui o álbum de fotos da cerimônia de entrega do laboratório de ensino flutuante Ciências do Mar IV à UFPE. As imagens são de autoria do fotógrafo Bernardo Sampaio, da Ascom UFPE.

ACORDO – O acordo assinado entre a UFPE e o Porto do Recife visa incentivar o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico aplicado às atividades portuárias. Além de viabilizar o uso das instalações de acostagem para a embarcação, o Porto do Recife contará com o auxílio dos estudantes de Oceanografia da universidade pernambucana na elaboração de projetos ambientais e estruturais no terminal. O Laboratório de Ensino Flutuante – Ciências do Mar IV também vai fornecer ao Porto dados oceanográficos, meteorológicos e ecossistêmicos da bacia e do entorno do ancoradouro, bem como levantar a fauna aquática da bacia identificando, principalmente, as espécies invasoras. Durante a vigência do contrato, o ancoradouro será contemplado com palestras, pesquisas, monitoramentos ambientais e análises técnicas.

INICIATIVA – A embarcação da UFPE faz parte de um projeto de capacitação de pesquisadores em alto-mar, fomentado pelo Ministério da Educação (MEC). A construção de Laboratórios Flutuantes como o “Ciências do Mar IV” foi resultado de um estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), incentivadora do PPG-MAR (Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar). Por meio do estudo, constatou-se a importância da experiência embarcada para os estudantes de diversos cursos em Ciências do Mar. Os resultados foram apresentados ao Ministério da Educação, que estimulou a compra dos navios.

Com a liberação dos recursos pelo MEC, em 19 de fevereiro de 2014, foi assinado o contrato de construção de quatro embarcações. Três laboratórios já estão em operação, atendendo às demandas acadêmicas de instituições localizadas no Sul, Sudeste e Norte do país, sendo as gestoras a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Uma outra embarcação, que atenderá a Região Sudeste, com gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), finalizou o processo de construção e já se encontra atracada no Rio de Janeiro.

Data da última modificação: 19/11/2020, 16:16

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização