Notícias Notícias

Voltar

Cerimônia de requalificação do Departamento de Engenharia de Minas homenageia um dos fundadores do curso

Anfiteatro recebeu o nome do professor Cláudio de Castro

Um dos responsáveis pelo curso de Engenharia de Minas da UFPE, professor Cláudio de Castro, foi o nome escolhido para batizar o anfiteatro do Departamento de Engenharia de Minas (Deminas) do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade (CTG), no Campus Recife, que foi modernizado. A inauguração do espaço foi realizada na manhã de ontem, (13), em cerimônia que também celebrou a requalificação do departamento.

Fotos: Passarinho

Colegas e alunos participam de solenidade no anfiteatro que foi modernizado

“Hoje é um dia muito especial. Primeiro, pela oportunidade de inaugurarmos grande parte das obras do departamento; segundo, porque podemos homenagear o professor Cláudio de Castro; e, terceiro, por receber os amigos aqui presentes para celebrar este momento”, comemorou o professor José Carlos Oliveira, ex-chefe e atual subchefe do departamento, em cuja gestão foram iniciadas as obras. O docente aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de fortalecimento do curso, que é essencial para o futuro do país.

O reitor Anísio Brasileiro, que prestigiou o encontro, reforçou a fala do professor José Carlos. “Cuidar dos recursos minerais é essencial para o país, por isso a importância da formação nesta área. Precisamos aumentar o número de estudantes no curso, fortalecer a graduação, reposicionar a pós-graduação e garantir um bom corpo docente. Precisamos ter a Engenharia de Minas fortalecida e uma referência como professor Cláudio de Castro é fundamental para isto”, afirmou.

Cláudio de Castro agradeceu emocionado às homenagens: “Fico muito feliz e agradecido pela homenagem e pela presença de todos. Cada um de vocês tem a densidade do ouro e o brilho do diamante”, afirmou. Ele foi prestigiado com a presença de familiares, pró-reitores, professores, técnico-administrativos e estudantes, que participaram do evento.


O reitor, o professor Cláudio de Castro e familiares

OBRAS – Além da modernização do anfiteatro, o Deminas passou por uma ampla reforma nas suas instalações físicas, com intervenções nas secretarias do departamento, da graduação e pós-graduação, sala de reuniões, salas de aulas da graduação e pós-graduação, gabinetes dos docentes, laboratório de ensaios não destrutivos em rochas e corredor. Os docentes receberam novos computadores; as salas de aulas foram contempladas com bancas escolares modernas, projetores e quadro de vidro; e todo o corredor foi revestido com cerâmica (piso e parede) e recebeu uma nova sinalização. Todas as intervenções custaram R$ 250 mil, oriundos da própria UFPE.

HOMENAGEADO – Nascido no Recife, em 1933, Cláudio de Castro ministrou, como professor titular, as disciplinas de Mineralogia e de Petrografia nos cursos de História Natural e Geografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, na UFPE, onde ingressou em 1959, ensinou Mineralogia, Geologia e Engenharia de Minas. Na Universidade, além das atividades de ensino e pesquisa, exerceu a chefia do Deminas, em quatro mandatos, a coordenação da Cecine, por 19 anos, e, depois da aposentadoria compulsória, passou 19 anos como professor voluntário do departamento.

O docente realizou vários cursos em nível de especialização e aperfeiçoamento, visitas técnicas; tendo também participado de inúmeros congressos no Brasil e exterior, onde teve a oportunidade de apresentar várias comunicações científicas. Em periódicos e revistas brasileiras e internacionais publicou mais de 70 trabalhos e tem seis livros publicados.

Data da última modificação: 14/12/2018, 15:26

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização