Artigo de pesquisadores da UFPE aborda modelo probabilístico em vacinação contra covid-19

Os autores do trabalho são o mestrando Paulo Gabriel Siqueira e os professores Heitor Duarte e Márcio Moura

O artigo “Risk-Based Cost-Benefit Analysis of Alternative Vaccines Against Covid-19 in Brazil: CoronaVac vs. AstraZeneca vs. Pfizer”, de autoria de pesquisadores da UFPE, está disponibilizado foi apresentado, de forma preliminar no 5º Congresso Geral da Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processo e Confiabilidade (Abrisco). O trabalho apresenta um modelo probabilístico sobre a vacinação contra a covid-19.

Os autores do trabalho são Paulo Gabriel Siqueira, mestrando em Engenharia de Produção pela UFPE e bolsista do PRH 38.1; Heitor Duarte, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE; e Márcio Moura, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE.

Os pesquisadores desenvolveram um modelo probabilístico capaz de quantificar os riscos e que foi utilizado para avaliar o custo-benefício de campanhas de vacinação em massa no Brasil contra a covid-19. Tendo como foco atingir a imunidade de rebanho para toda a população e assim controlar a doença, os pesquisadores buscam responder a seguinte questão: como atingir a maior probabilidade de a população atingir a imunidade de rebanho dentro de seis meses, ao menor custo, seja custo financeiro para aquisição de vacinas, seja no número esperado de mortes durante esse período. Além disso, os resultados do trabalho reforçam a necessidade de vacinação, uma vez que é improvável que se atinja tal imunidade apenas por meio da imunidade adquirida após se recuperar de uma infecção.

A principal contribuição da pesquisa não são apenas os resultados, mas sim o modelo utilizado. O modelo é flexível, podendo ser utilizado também para outras doenças infecciosas com potencial pandêmico, além da covid-19, em um contexto de vacinação em massa. O modelo também permite avaliar, além da probabilidade da imunização coletiva, a evolução de casos, mortes e pessoas imunizadas.

Após o evento, o artigo foi melhorado e os resultados mais elaborados foram submetidos para periódico. O artigo está disponibilizado como pre-print na Social Science Research Network (SSRN).

Paulo Gabriel Siqueira

psems@hotmail.com

Data da última modificação: 12/05/2022, 16:19

Contato Contato