Notícias Notícias

Voltar

Academia Pernambucana de Engenharia é inaugurada

Nova entidade conta com 40 acadêmicos fundadores

Contribuir para que a sociedade e o Estado de Pernambuco sejam servidos por uma engenharia competente, inovadora, ética e sustentável, em consonância com as necessidades de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil, é o principal objetivo da Academia Pernambucana de Engenharia (Apeeng). A solenidade de inauguração da entidade foi realizada na noite da segunda-feira (11), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). O reitor Anísio Brasileiro é um dos membros da nova academia.

Fotos: Passarinho

O reitor Anísio Brasileiro é um dos membros da nova academia

“Foi o recrutamento de 40 integrantes, os 40 acadêmicos fundadores, que concordaram em disponibilizar seu tempo e sua energia em favor da Engenharia e a serviço de Pernambuco e do Brasil”, explicou o presidente da Apeeng, professor Mário de Oliveira Antonino. Além dos membros da academia, são celebrados 40 patronos, importantes nomes da Engenharia do Estado, que influenciaram na formação dos integrantes da entidade.

“A gente tem um grande papel, que é o de procurar influenciar o ensino e a prática da Engenharia, e a motivação de estudante e engenheiros, no sentido de se comprometerem em, através da Engenharia, servirem ao nosso Estado e ao Brasil", afirmou o presidente Mário de Oliveira Antonino. Entidade de natureza privada, sem fins lucrativos, a academia atua como associação de caráter técnico, científico e cultural, utilizando as instalações do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da UFPE.

Para o reitor Anísio Brasileiro, que é um dos membros da Apeeng, a entidade possui importante valor na formação dos futuros profissionais. “Tem um aspecto muito importante, que é o papel da Academia Pernambucana de Engenharia na discussão sobre o futuro da Engenharia e os grandes desafios à formação dos engenheiros, em uma sociedade que se caracteriza pelas tecnologias da informação, pela sociedade em redes, pela mundialização dos fluxos”, afirmou o reitor.


Evento foi no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco

Todos os 40 integrantes da academia são acadêmicos pernambucanos, dos quais mais da metade são professores da UFPE. Durante todo este ano, foram realizadas 20 reuniões preliminares, com parte dos participantes, nas quais foram debatidos os rumos da entidade. Para Anísio Brasileiro, a Apeeng “é fundamental para repensar o papel do engenheiro, tanto do ponto de vista tecnológico, quanto no ponto de vista social”.

 

Data da última modificação: 13/12/2017, 22:40

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização