Comunicação pública Comunicação pública

Rádio Paulo Freire Especial Coronavírus

O que é: Produção de conteúdos em áudio e vídeo para rádio e redes sociais com orientações na área de saúde e epidemiologia e alertas sobre o processo de desinformação sobre o coronavírus.

Objetivo: Elaborar e disponibilizar conteúdos para informar e orientar a população em relação à pandemia do coronavírus, contribuindo para a qualidade da informação em tempos de desinformação e fake news sobre a pandemia do novo coronavírus.

Atividades: Série contínua de interprogramas (veiculados entre programas de rádio) e podcasts a serem veiculados na grade de programação das nossas rádios universitárias e difundidos nas redes sociais da UFPE no formato de podcasts em fluxo contínuo: 4 interprogramas por semana 'Saúde é o Tema'; 4 interprogramas por semana 'Coronavírus em Xeque' 1 Podcast quinzenal 'Saúde é o Tema'; 1 vídeo semanal 'Saúde é o Tema'; 1 Podcast quinzenal 'Coronavírus em Xeque'; 1 Podcast semanal 'Fora da Curva Especial Coronavírus'.

Equipe: Profª Paula Reis Melo (Coordenadora do projeto), professores e estudantes do Departamento de Comunicação Social.

VIRTUS WEB: Produção de podcasts em segurança pública, defesa social e direitos humanos

O que é: Produção de podcasts (gravação, edição e publicização), com duração aproximada de 30 a 40min, voltados especificamente ao tema da Segurança Pública e da Defesa Social e o COVID-19 (denominados de Podcasts Virtus) e a produção de mini-podcasts (denominado Momento Virtus) de 5 a 8 min cada, direcionados a temática da COVID-19 e do trabalho dos agentes da Defesa Social e da Segurança Pública de Pernambuco. Ambos os produtos serão vinculados no site do Grupo Virtus (www.ufpe.br/virtus) e em plataformas de streaming tais como: Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Objetivo: Criar, através da produção de podcasts, um canal de acesso direto aos agentes de Defesa social e Segurança Pública do Estado de Pernambuco, utilizando diferentes mídias digitais e múltiplos recursos da web para divulgação de programas de debates e entrevistas de alta qualidade, sob os mais diferentes temas que afetam hoje, em tempos de pandemia, os trabalhadores dessa área.

Atividades: Realização de podcasts com entrevistas com infectologistas, epidemiologistas, agentes comunitários, psicólogos e psiquiatras, além debates com delegados de polícia, policiais, agentes comunitários entre outros; realização de pesquisas e enquetes juntos aos mais de 20.000 Policiais Militares e 5.000 Policiais Civis de Pernambuco a fim de responder diretamente às perguntas mais frequentes desses; listagem de temas que serão relacionados à COVID-19 e o trabalho dos agentes da Segurança Pública e da Defesa social.

Equipe: Profº Sandro Cozza Sayão (Coordenador do projeto) e discentes do mestrado em Direitos Humanos da UFPE.