Diagnóstico e Identificação do Vírus Diagnóstico e Identificação do Vírus

1) Ação: Identificação de marcadores proteômicos do hospedeiro.

Objetivo: O objetivo central da proposta é utilizar proteômica de alto desempenho nUPLC-MS/MS para identificação de proteínas acumuladas diferencialmente (potenciais marcadores) entre amostras de secreção/muco/plasma de pacientes contrastantes para sintomatologia, grupo de risco e testagem de COVID19. Os marcadores identificados serão úteis para análise da resposta e susceptibilidade dos pacientes e compreensão dos mecanismos de patogenicidade da COVID19.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética 

Dr. Tercilio Calsa Jr 

Dr. Sergio Crovella,

Dr. Marcos Antonio de Morais Jr.

Contatos:

Prof Marcos Morais

Email: mmorais446@gmail.com 

Coordenação do PPG em Genética:

Email: coordenacao.ppgg@gmail.com

 

2) AçãoSuporte à detecção do SARS-CoV-2 em pacientes com sintomas de COVID- 2019 e respectiva análise da resposta imune via RT-PCR em tempo real.

Objetivo: Os testes rápidos, dada a especificidade e sensibilidade de cerca de 90%, não podem ser utilizados para o diagnóstico da COVID-19, mas apenas para a avaliação da soroprevalência. Atualmente, os únicos testes laboratoriais, realizados em pacientes sintomáticos ou com exposição comprovada ao vírus e/ou contato com possíveis indivíduos positivos para SARS-CoV-2, são os moleculares (RT-PCR em tempo real). Esses métodos envolvem o uso de um extrator automatizado de ácido nucleico, o uso de termocicladores específicos para PCR em tempo real e pessoal especializado; as tecnologias utilizadas, bem como o pessoal especializado necessário, garantem que a processabilidade dessas análises seja média, com tempos de diagnóstico superiores aos típicos de um teste rápido de triagem, porém com maior segurança quanto ao resultado.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética 

Prof Dr Antonio Carlos de Freitas

Contato: 

Coordenação do PPG em Genética.

Email: coordenacao.ppgg@gmail.com

 

3) Detecção viral via RT-PCR e outra voltada para o sequenciamento genômico do COVID19

Objetivo: Estabelecer os procedimentos de preparação de bibliotecas, sequenciamento e análise bioinformática das sequências das cepas de Coronavírus serão conduzidos no Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) do Departamento de Genética da UFPE.

Adicionalmente, o grupo nele hospedado (Bioinformática Aplicada à Genética) dispõe dos servidores e clusters computacionais que serão necessários para as etapas pós-sequenciamento (tratamento das sequências, montagem dos genomas, anotação funcional dos elementos característicos do genoma viral e inferências filogenéticas. Serão utilizadas ferramentas computacionais associadas a estudos de genômica, transcriptômica e metagenômica, dispondo para tanto de equipamentos básicos que compõem a Plataforma Multiusuários de Genômica e Transcriptômica do Centro de Biociências da UFPE.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética

Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) do Departamento de

Genética da UFPE

Contato: Coordenação do PPG em Genética

Email: coordenacao.ppgg@gmail.com

 

4) Ação: Seleção de bioativos inibidores do COVID19 derivados de plantas da Caatinga e proteômica diferencial de resposta.

Objetivo: Avaliar a ação inibidora potencial de 13 compostos de plantas especificamente sobre a replicação de coronavirus, como o juazeiro (Ziziphus joazeiro), a maria-pretinha (Solanum americanum), o xique-xique (Pilosocereus gounellei) e a leiteira (Calotropis procera), produtoras de ácido betulínico, ciclopeptídeos (jubaninas), cardenolideos (ouabaína), N-cis-feruloiltiramina, moupinamida ou coumaroiltiramina. O estudo do efeito inibidor do extrato destas plantas do bioma Caatinga, quantificados os compostos inibidores, assim como a análise proteômica diferencial das células infectadas em resposta a tais compostos, pode auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias preventivas e terapêuticas contra a COVID19.  

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Genética

Dr. Tercilio Calsa Jr

Contato: Prof Dr Tercílio Calsa Jr.

Email: terciliojr@yahoo.com.br

Coordenação do PPG em Genética

Email: coordenacao.ppgg@gmail.com

 

5) Ação: Diagnóstico sorológico Anti-SARS-CoV-2 elisa (IgA)

Objetivo: Realizar diagnóstico sorológico semiquantitativo a partir da pesquisa do IgA em soro de pacientes na fase aguda da síndrome respiratória aguda grave coronavirus 2 (SARS-Cov-2). Nessa proposta a capacidade de análise é de até 240 pacientes por semana, com liberação do resultado em até 48 horas

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Nutrição, Atividade Física e Plastiicidade Fenotípica

PPGNAFPF - CAV-UFPE

Contato: Prof Dr Joao Henrique Costa-Silva

Email: joaohenriq@hotmail.com

 

6) Ação: Rede de Ampliação do diagnóstico do COVID-19 em Pernambuco

Objetivo: Ampliar o número de pacientes diagnosticados com COVID-19 na região metropolitana de Recife, com a realização de 15.000 exames com o teste padrão ouro para o diagnóstico: RT-PCR; Contribuir para a formação de um biorrepositório de amostras biológicas para futuros estudos com COVID-19. 

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica

Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira

Email: m_danielly@yahoo.com.br

 

7) Ação: Proposta para síntese emergencial do IFA hidroxicloroquina promissor agente antiviral para o tratamento da COVID-19

Objetivo: Produzir lotes piloto nas escalas industriais e semi-industriais da Hidroxicloroquina para estudos e combate à COVID-19. Sintetizar a Hidroxicloroquina e intermediários principais; Caracterização estrutural dos compostos sintetizados; Estudo para escalonamento dos Insumos Farmacêuticos Ativos da Hidroxicloroquina.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica

Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira

 Email: m_danielly@yahoo.com.br

 

8) Ação: Desenvolvimento de kits de diagnóstico rápido e biodispositivos sensores flexíveis descartáveis para o diagnóstico do SARS-CoV-2 (COVID-19). 

Objetivos: Desenvolver kits de diagnóstico rápido do tipo teste imunocromatográfico de fluxo lateral estilo ponto de atendimento rápido (do inglês, point-of-care test - POCT) baseado na complementaridade biológica de anticorpos humanos anti-SARS-CoV-2 e o antígeno N (nucleoproteína) do vírion SARS-CoV-2; desenvolver membranas nanoestruturadas e funcionalização hierárquica com base polimérica e nanoestruturas; desenvolver membranas nanoestruturadas hierarquicamente para purificação de anticorpos; avaliar estratégias para ancoragem covalente, interação físico-química e função biológica de capsídeos virais inativados, anticorpos e lectinas.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica

Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira

 Email: m_danielly@yahoo.com.br

 

9) Ação: Investigação da história natural e avaliação de novos biomarcadores de diagnóstico e manejo clínico da COVID-19: Como prever complicações associadas?

Objetivo: Determinar novos biomarcadores capazes de auxiliar no diagnóstico, manejo terapêutica da COVID-19.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Inovação Terapêutica

Contato: Profa Dra Maria Danielly Lima de Oliveira

 Email: m_danielly@yahoo.com.br

 

10) Ação: Desfecho clínico de pacientes imunossuprimidos com diagnóstico de COVID-19

Objetivo: Identificar os desfechos clínicos de pessoas vivendo com HIV, imunossuprimidos, transplantados, portadores de doença reumatológica e história de malignidade internados no Hospital das Clínicas -UFPE em consequência de SARS-CoV-2.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG em Medicina Tropical

Contato: Prof Dr Paulo Sérgio Ramos de Araújo.

 

11) Ação: Diversidade genômica de cepas de SARS-Cov-2 isoladas de portadores da COVID-19 do Estado de Pernambuco, Brasil.

Objetivo: Avaliar a diversidade genômica de cepas de SARS-Cov-2 isoladas de portadores da COVID-19 do Estado de Pernambuco, Brasil

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Genética

Contato:

Prof Dr Marcos Antonio de Morais Júnior
Prof Dr Antonio Carlos de Freitas
Prof Dr Bruno Sampaio
Prof Dr Heidi Lacerda Alves da Cruz

Email: vqbalbino@gmail.com

Prof Dr Antonio Carlos de Freitas
Prof Dr Bruno Sampaio
Prof Dr Heidi Lacerda Alves da Cruz

Email: vqbalbino@gmail.com

 

12) Ação: Sequenciamento Genético e análise por Espectofotometria de Massa do SARS-CoV-2.

Objetivo: Mapear proteínas do envelope e nucleocapsideo viral por espectrometria de massas de alta desempenho para subsidiar novos métodos de diagnóstico rápido de alta sensibilidade e terapia antiviral espécie-específica.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Medicina Tropical

Contato: Prof Reginaldo Gonçalves de Lima Neto 

Email: goncalves_reginaldo@hotmail.com

 

13) Ação: Prospecção de biomarcadores de evolução clínica do COVID-19.

Objetivo: Estudar as respostas imunológicas durante a infecção pelo COVID-19 em pessoas com sintomas leves e sintomas graves a fim de entender a dinâmica do perfil imunológico nesses indivíduos; e entender como é o comportamento da resposta imune em pessoas vivendo com HIV. Assim, o objetivo deste projeto é investigar biomarcadores de evolução clínica durante a infecção pelo COVID-19. Para atingirmos esse objetivo, selecionaremos pacientes que serão atendidos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE que serão distribuídos em 4 grupos: (1) pacientes que apresentarem a COVID-19 com manifestações de leve a moderadas; (2) pacientes que apresentarem a COVID-19 com manifestações respiratórias graves; (3) pacientes que vivem com o HIV e que apresentarem a COVID-19 com manifestações de leve a moderadas; (4) pacientes que vivem com o HIV e que apresentarem a COVID-19 com manifestações respiratórias graves. Células mononucleares do sangue periférico serão obtidas para avaliação de marcadores de ativação e inibição celular e para estudo de subtipos celulares (linfócitos B regs, T Regs, Th1, Th2, Linfócitos TCD8 inflamatórios, Linfócitos T CD8 citotóxicos, Th17) e para avaliação da produção de citocinas e quimiocinas no contexto ex vivo e in vitro. Esses achados serão correlacionados com dados/desfechos clínicos dos pacientes.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG em Medicina Tropical

Contato: Profa Dra Virgínia Maria Barros de Lorena   

Email: lorena@cpqam.fiocruz.br

 

14) Ação: Implementação de Laboratório para detecção de RNA do SARS-CoV-2 e IgM/IgA de pacientes suspeitos de COVID-19 para realizar um diagnóstico continuado em Profissionais de Saúde da Cidade do Recife.

Objetivo: Descrever como o vírus entra nas células hospedeiras; se existem outros receptores e coreceptores que facilitam a entrada viral; e como a célula hospedeira lida com a infecção, demonstrando e elencando possíveis moléculas de restrição viral e outras respostas celulares, permitindo construir um modelo patogênico mais completo sobre o SARS-CoV-2. A avaliação
imunológica dos pacientes portadores do COVID-19, indicará como se dá a produção da resposta imune na fase aguda e crônica da doença, ampliando nossa visão do efeito do vírus nos indivíduos e complementará o modelo. Por fim, propomos disponibilizar nossa estrutura para realizar o diagnóstico do SARS-CoV-2 de forma continuada nos Profissionais de Saúde do Recife.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Genética

Contato: 

Profa. Paula Sandrin Garcia,

Email: paulasandrin27@gmail.com

Coordenação do PPG em Genética

Email: coordenacao.ppgg@gmail.com

 

15) Ação: Proposta de detecção rápida e de baixo custo do corona virus (covid-19) por detecção imunossorológica.

Objetivo: O projeto tem por objetivo maior montar plano estratégico de testagem ampla por alternativa
imunossorológia para os indivíduos sintomáticos e profissionais assintomáticos (a UFPE) para o
COVID-19, baseados em lateral flow e biossensores com a detecção de anticorpos e proteínas
do envelope viral do vírus, apoiando às demandas sociais dos diferentes setores públicos.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Engenharia Biomédica

Contato: Profa. Rosa Amalia Fireman Dutra                 

Email: rosa.dutra@ufpe.br

 

16) Ação: Análise preditiva da evolução da pandemia de sars-cov-2 à partir da taxa de mutação genômica e posterior modelagem computacional de cepas antigas e modernas dos vírus causadores da influenza e de coronavírus em humanos

Objetivo: Realização de análises genômicas em cepas antigas e modernas de vírus causadores da influenza e de coronavírus a fim de se estimar uma taxa de mutação genômica para o SARS-CoV-2, assim como efetuar modelos preditivos para o surgimento e posterior propagação de novas cepas de coronavírus.

PPF/Pesquisadores - UFPE: PPG ARQUEOLOGIA

Contato: Henry Socrates Lavalle Sullasi

Email: henry.lavalle@gmail.com

Email: ppgarq@gmail.com

 

17) Ação: IKONOS: Sistema Inteligente para diagnóstico da Covid-19 por análise de imagens de raios-x dos pulmões

Objetivo: Desenvolvimento do IKONOS, uma aplicação para desktop com o objetivo de apoiar e otimizar o diagnóstico da Covid-19 através de radiografias do tórax. 

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ENGENHARIA BIOMÉDICA

Contato: 

Juliana Carneiro Gomes
Jonathan Bandeira
Mêuser Valença
Ricardo Emmanuel de Souza
Wellington Pinheiro dos Santos

 

18) Ação: Heg.IA: Protótipo de um sistema de apoio ao diagnóstico de baixo custo para detecção do Covid-19 e predição de internação baseado em Inteligência Artificial e exames laboratoriais

Objetivo: Desenvolvimento de um sistema de apoio ao diagnóstico da Covid-19 baseado em exames clínicos de sangue, o sistema Heg.IA (leia-se Hégia).

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ENGENHARIA BIOMÉDICA

Contato: 

Valter Augusto de Freitas Barbosa

Jeniffer Emídio de Almeida Albuquerque

Raquel Bezerra Calado

David Edson Ribeiro

Wellington Pinheiro dos Santos

Email: wellington.santos@ufpe.br

Juliana Carneiro Gomes

Email: jcg@ecomp.poli.br

Rodrigo Gomes de Souza

Email: rgs@cin.ufpe.br

 

19) Ação: Produção de proteínas do sars-cov-2 na levedura pichia pastoris para o desenvolvimento de diagnóstico sorológico

Objetivo: O presente trabalho visa a produção das proteínas Spike e RBD do SARS-CoV-2 ancorada à parede da levedura Pichia pastoris como base para o desenvolvimento de uma estratégia de diagnóstico sorológico para COVID-19. 

PPG/Pesquisadores - UFPE: GENÉTICA

Contato: Prof Dr Antonio Carlos de Freitas

 

20) Ação: Validação de um sistema de autoavaliação e aconselhamento para prática atividade física no enfrentamento da COVID-19

Objetivo: A pandemia causada pela infecção da COVID-19 trouxe uma mudança no padrão de comportamento da sociedade impondo uma urgência nas medidas de distanciamento/isolamento social devido à sua rápida propagação. Entretanto, essas medidas podem aumentar o risco à saúde da população brasileira, como problemas físico e emocionais, maior comportamento sedentário entre outros. Com isso, torna-se indispensável e necessário a prática de atividade física visando o bem-estar, a melhora da qualidade de vida e da saúde de nossa sociedade, ainda mais nesse período. Nesta perspectiva, portanto, este estudo tem o objetivo de validar um sistema monitorização dos comportamentos e aconselhamento relacionados à adesão e prática da atividade física.

 

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Contato: Coordenador: Prof. Dr. Vinicius de Oliveira Damasceno

vinicius.damasceno@ufpe.br

 

Prof. André dos Santos Costa;

Prof. Carla Menêses Hardman

Prof. Eduardo Zapaterra Campos

Prof. Marco Aurélio Benedetti Rodrigues

Prof. Vilde Gomes de Meneses

Prof. Tony Meireles dos Santos

 

21) Ação: Peptídeos antivirais imunomoduladores com ação contra Sars-CoV-2, seleção massiva in silico e testes de atividade

Objetivo: Selecionar e modificar in silico no mínimo 20 peptídeos curtos bioinspirados (Bioinspired Short AntiMicrobial Peptides; BSAMPs) a partir de AMPs (Peptídeos Antimicrobianos) de plantas da região Nordeste do Brasil, com vista ao desenvolvimento de um agente terapêutico contra o Sars-CoV-2. 

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Contato: Ana Maria Benko-Iseppon

ana.iseppon@gmail.com

 

22) Ação: PlatMAMP – Plataforma para o desenvolvimento racional de peptídeos anti-Sars-CoV-2.

Objetivo: A proposta pretende gerar peptídeos anti-Sars-CoV-2 inspirados em antimicrobianos vegetais. Envolverá análises estruturais, genômicas, mutagênese racional in silico, validação in vitro e in vivo. Ao final pretende-se gerar um fármaco contra o SARS-CoV-2, com atividade bactericida e imunomoduladora.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Contato: Ana Maria Benko-Iseppon

ana.iseppon@gmail.com