Rádio Universitária Rádio Universitária

Começamos esta semana atualizando os números da Covid-19 no Estado e revelando o levantamento feito pela FIEPE, que prevê demissões em 50% das indústrias locais nos próximos meses. O programa investiga ainda estratégias de como lidar com o medo e a ansiedade, diante a pandemia, e traz a análise do economista Eduardo Moreira sobre a repercussão do auxílio-emergencial na economia do país e sobre a conduta do empresariado diante da crise.

 

Encerramos a semana do Especial Coronavírus com a notícia do adiamento do Enem 2020, atualizando os números da epidemia no Estado e revelando os riscos de contaminação no setor bancário, em especial, nas agências da Caixa Econômica Federal. No espaço dedicado à arte, Gonzaga Leal canta regionalismos e recita Manoel de Barros.

 

No Especial Coronavírus desta quinta-feira, o editor da plataforma virtual Contra Poder, Plínio de Arruda Sampaio Júnior, traz suas impressões sobre a falta de articulação nacional para controlar a crise na saúde. Destacamos a abertura de um hospital para atendimento aos pacientes com Covid-19 em Goiana, na Zona da Mata Norte, e os riscos de subnotificar casos de tuberculose por conta das semelhanças com os sintomas da Covid-19. Falamos, por fim, da necessidade de manter a alimentação saudável e a prática de exercícios para evitar o sobrepeso durante a fase de isolamento.

 

Números atualizados da Operação Quarentena nas cinco cidades de maior restrição, ações de fiscalização do Procon Recife e o comportamento dos moradores das áreas periféricas, em relação ao isolamento, são destaques no programa desta quarta-feira. Finalizamos a edição ouvindo orientações do que deve ter prioridade quando o assunto são as finanças pessoais.

 

No Especial Coronavírus desta terça, registramos que Pernambuco ultrapassou a marca dos 20 mil casos de contaminação pela COVID-19. O programa destaca a falta de equipamentos de proteção para os profissionais da linha de frente e a relevância dos investimentos na produção científica, mais evidente quando se vive uma situação de emergência como a atual. O Especial aborda ainda os prós e contras das aulas virtuais, para o aprendizado das crianças e adolescentes.

 

Começamos a semana trazendo o boletim epidemiológico atualizado, a projeção do cenário epidêmico para os próximos dias e a fiscalização mais rígida em Casa Amarela, bairro mais populoso do Recife. Pesquisadores de várias universidades, liderados por Dalson Fiqueiredo, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, estimaram que 4 mil vidas podem ser salvas até o final de junho se houver respeito ao isolamento social ampliado. Encerramos a edição com a programação da Semana Nacional dos Museus, na Fundação Joaquim Nabuco.

 

A edição desta sexta-feira revela a prevalência de negros e pardos entre as vítimas da COVID-19 no Brasil, dicas de como se exercitar com segurança dentro de casa e a mobilização do movimento Máscaras Solidárias por maior inclusão das costureiras de baixa renda em programa lançado pela Prefeitura do Recife, para a distribuição de itens de proteção individual // A semana se encerra com a leveza da dupla Lucas e Maria Oliveira, cantando "O Canto do Sabiá".

 

Fiscalização intensa durante a nova etapa de enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco, produção de álcool 70% pela Universidade de Pernambuco e a experiência do lockdown na Europa são alguns destaques do Especial Coronavírus desta quinta-feira. Finalizamos o programa com as ações de combate à pandemia em Caruaru.

 

No Especial Coronavírus desta quarta-feira, merecem destaque os números atualizados da pandemia no Brasil, a diferença entre os sintomas de doenças respiratórias pré-existentes e os da Covid-19, além do surgimento de doenças na pele, provocadas pelo estresse, neste tempo de pandemia. Ouvimos os benefícios trazidos ao meio ambiente no período de isolamento social e encerramos com a campanha de arrecadação de donativos em prol da comunidade Ilha de Deus.

 

A ampliação de medidas de proteção contra o novo Coronavírus, a atualização do boletim epidemiológico e a preocupação com o aumento de violência contra os idosos são destaques do Especial Coronavírus desta terça-feira. Revelamos ainda a iniciativa do Campus Agreste da UFPE frente à pandemia e a opinião de pesquisadores sobre o relaxamento das restrições do confinamento na Europa.

 

No Especial Coronavírus desta segunda-feira, falamos de cidades do Agreste e Sertão do Estado que começam a ver hospitais de campanha sendo estruturados. Atendimento gratuito de apoio a gestantes e mães que pariram recentemente é oferecido por redes sociais. Ouvimos ainda sobre a mobilização voluntária em prol da comunidade da Borborema, no Recife, e sobre a atuação do poder judiciário em meio à pandemia.

 

Campanha de igualdade na ocupação dos leitos da UTI, mapeamento do distanciamento social e aulões para o ENEM oferecidos pelo projeto EDUCA-PE são destaques no programa desta sexta-feira . Olinda aparece como uma das cidades que melhor atendeu ao isolamento social. Finalizamos com a canção "Objeto Afetivo", de Juvenil Silva, composição criada durante a quarentena.

 

No Especial Coronavírus desta quinta-feira falamos sobre o agravamento na crise da saúde e as medidas para reduzir os riscos de transmissão da Covid-19. Atualizamos os dados epidemiológicos e destacamos os cuidados necessários para os que sofrem com asma. O programa termina com o novo ritmo de enfrentamento da pandemia na Europa.

 

Pesquisa da Fiocruz identifica tendência preocupante de interiorização da pandemia em todo o país, ao empo em que começa a funcionar o sétimo hospital de campanha do Recife. O programa desta quarta-feira destaca ainda a plataforma digital que encurta a distância de pacientes e familiares e a celebração dos 170 anos do Teatro de Santa Isabel de forma virtual.

 

Preocupação com a insuficiência de leitos no interior do Estado, a necessidade de equipamentos e pessoal para atendimento nos novos hospitais de campanha do Recife e os pontos de orientação aos beneficiários do auxílio emergencial são destaques no programa desta terça-feira. Acompanhe também a ação solidária de um grupo de amigos que distribui café da manhã, cestas básicas e ração animal nas periferias de Olinda.

 

Começamos a semana trazendo os números epidemiológicos atualizados e falando da sobrecarga no SUS, com necessidades constantes de suporte e investimentos. Ouvimos a orientação de como manter hábitos de alimentação saudável durante e após pandemia, vimos as dificuldades da rede de produção audiovisual em meio à crise e o afrouxamento da restrição social na Espanha e em Portugal. Encerrando a edição, o Festival Takorama como alternativa para entreter crianças e adolescentes.

 

A atualização dos números epidemiológicos, a extensão do período de isolamento em Pernambuco e os cuidados necessários com crianças com câncer durante a pandemia são alguns dos destaques do Especial Coronavírus desta sexta-feira. Também nesta edição, serviço oferecido pelo aplicativo "Atende em casa" é ampliado para todos os municípios da Região Metropolitana do Recife. Quem encerra o programa, no momento dedicado à arte, é o instrumentista caruaruense Ivson Santos.

 

O Especial Coronavírus desta quinta-feira fala sobre o apelo à necessidade do isolamento social após aumento de casos confirmados da Covid-19. Na rede pública, o terceiro lote com respiradores que estavam retidos em São Paulo começa a ser distribuído. Ouvimos também o grupo Gris, que promove ação solidária no bairro da Várzea (Recife), e conhecemos o projeto "Fique em casa com ciência", de divulgação de conhecimento científico pelas redes sociais.

 

A atualização dos números epidemiológicos em Fernando de Noronha e em diversos municípios do Estado, a aceleração no número de casos prevista para o mês de maio e a dificuldade em viver o luto nos tempos de pandemia são destaques no Especial Coronavírus desta quarta. A parceria da Prefeitura do Recife com Porto Digital para análise de cenários futuros e a cobrança dos movimentos sociais sobre o auxílio a agricultores rurais , você também confere aqui.

 

O Especial Coronavírus desta terça-feira fala do reforço significativo dos hospitais de campanha no atendimento de urgência à Covid-19 e do risco de colapso do sistema para as UTIs. Ouvimos os números atualizados da pandemia no Brasil e relatos da movimentação na Cidade Tabajara, em Olinda, e na comunidade do Tururu, do Paulista.

 

Estratégias de auto-organização e uma rede integrada de proteção à vida nas periferias do Grande Recife são tema de entrevista no Especial Coronavírus desta segunda-feira. O Serviço de orientação médica "Atende em casa" passou a ser oferecido em novas cidades do Agreste e Sertão, enquanto, no Hospital das Clínicas da UFPE, é possível contar com um serviço de orientação psicológica e psiquiátrica. A edição traz ainda a mobilização da Fundação Terra, que atende famílias carentes em Arcoverde.

 

O uso obrigatório de máscaras de proteção por servidores públicos e funcionários de estabelecimento comercial, a solidariedade em tempo de distanciamento social e a movimentação intensa no Córrego Antônio Leão, na Zona Norte do Recife, ilustram o Especial Coronavírus desta sexta-feira. Ouvimos as dificuldades enfrentadas por uma ONG que atende pessoas com HIV no Recife e encerramos o programa com a poesia sertaneja de Isabelly Moreira.

 

A convocação de novos profissionais de saúde, pelo Governo do Estado, para atuar na linha de frente de combate à COVID-19, os critérios de ocupação dos leitos da UTI no SUS e as iniciativas comunitárias no Alto do Sol Nascente são destaques no Especial Coronavírus desta quinta-feira. Também nesta edição, informações do TRE de Pernambuco sobre o atendimento virtual aos eleitores.

 

No Especial Coronavírus desta quarta-feira, o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, comenta a utilização do plasma de pessoas curadas do Covid-19 em pacientes internados. No Hospital das Clínicas da UFPE, o Nutes oferece orientação, consulta e interconsulta para usuários da internet em todo o país; cientistas e pesquisadores se unem em manifesto em defesa da ciência e da vida; dicas sobre a alimentação indicada para reforçar a imunidade e a busca pelo equilíbrio emocional são outros temas abordados no programa. Finalizamos a edição falando sobre a "Festa Digital do Livro", promovida pela FUNDAJ.

 

A edição deste feriado de 21 de abril traz aos ouvintes o posicionamento do secretário estadual de saúde, André Longo, sobre os impactos negativos da falta de isolamento em Pernambuco. A entrega do Hospital Provisório Recife 2, no bairro dos Coelhos, e um novo canal de comunicação disponibilizado para mulheres vítimas de violência doméstica, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, são destaques no Especial "Coronavírus". Ouvimos ainda orientações de segurança para compras online e uma análise sobre o aumento da circulação de Fake News. O programa da terça se encerra com uma análise sobre o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia da Covid-19.

 

O Especial Coronavírus desta segunda-feira destaca a campanha "Vida Iguais", que defende o controle do Estado na regulação de leitos, para que pessoas carentes tenham acesso aos hospitais em igualdade de condições que os usuários de planos de saúde. Trouxemos os números atualizados da pandemia em Pernambuco e a ocupação das vagas no Hospital Provisório Recife 1, que já recebe pacientes em estado grave. Ouvimos ainda o Ministério Público do Trabalho, que fez recomendações de proteção para entregadores de mercadoria por aplicativo e trabalhadores do transporte de passageiros.

 

No programa desta sexta-feira, reproduzimos o pronunciamento do governador Paulo Câmara sobre a preocupação em garantir mais vagas nos hospitais e sobre a abertura de leitos no novo hospital de referência, instalado em Boa Viagem. Ricardo Dantas, Secretário de Finanças do Recife, comenta a legalidade da antecipação do pagamento do IPTU 2021, e a professora Jaileila Araújo apresenta a iniciativa de aproximar pessoas com o projeto "Cada semana conta uma história". Tivemos também a análise da pandemia em Portugal e encerramos com a canção "A máquina", de Luciano Magno com o poeta João Araújo.

 

Antecipação da abertura do Hospital Provisório Recife 1, atualização dos números da pandemia em Pernambuco e o porquê do agravamento da Covid-19 entre diabéticos são destaque na edição de quinta-feira. Ouvimos do infectologista, Carlos Padilha orientações sobre como agir ao receber a notícia de falecimento de alguém próximo. A importância do auxílio emergencial para a economia do país e a iniciativa do Senai para consertar ventiladores mecânicos pulmonares, voluntariamente e em todo Brasil, também estão na edição do "Especial Coronavírus". Encerramos o programa desta quinta-feira com a proposta dos alunos do curso de Letras, da UFPE, que pretendem ensinar idiomas pelo Instagram, enquanto durar o isolamento social

 

O "Especial Coronavírus" desta quarta-feira traz detalhes do projeto de assistência ao produtor agrícola, o "Compra Local", apresentado pelo secretário de desenvolvimento econômico do Pernambuco, Bruno Schwambach. Ouvimos o diretor do Lika, José Luiz de Lima, sobre a iniciativa que identifica o deslocamento de pessoas ou aglomerações por meio de satélites e drones. O secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua, enumera as estratégias de manter a população em casa, que não consegue muita adesão nos bairros de periferia. Também hoje, pesquisadora da Faculdade de Direito da UFPE descreve o conteúdo da cartilha que tira dúvidas da população sobre o auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal.

 

No programa de hoje, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, faz um apelo em defesa do isolamento social, enquanto o infectologista Paulo Sérgio Ramos comenta a respeito do sistema brando de confinamento, assumido pela população. Devido ao aumento nos casos confirmados, a Prefeitura do Recife lança edital para contratação temporária de profissionais de saúde. Também é destaque o projeto de produção de válvulas que substituem ventiladores mecânicos, para dar suporte ao SUS no enfrentamento a pandemia, além da análise dos efeitos econômicos do isolamento social, pelo professor Luiz Maia, da UFRPE. O "Especial Coronavírus" termina com notícia sobre a confecção de máscaras e aventais no polo de confecções do Agreste.

 

Aparelho que analisa indicadores de possíveis casos de Covid-19, desenvolvido na UFPE, é um dos assuntos tratados no programa desta segunda-feira. Vamos ouvir o governador do estado, Paulo Câmara, que falou sobre os 30 primeiros dias do combate a doença e sobre o investimento financeiro que será feito nos próximos meses, por exemplo, para a abertura de leitos e construção de hospitais provisórios. O "Especial Coronavírus" trouxe também uma breve análise do futuro da política brasileira e norte-americana.

 

Tema mais polêmico no enfrentamento ao novo coronavírus no Brasil, até o momento, o uso da substância cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19 abre a edição desta sexta-feira. Ouvimos ainda um novo apelo do governador Paulo Câmara para que as pessoas evitem o deslocamento para cidades do interior durante a Semana Santa, as preocupações de empresas e trabalhadores com o futuro próximo da economia e a construção do terceiro hospital de campanha do Recife, no bairro do Ibura.

 

A plataforma “Rango em Casa”, que dá dicas culinárias básicas pra quem quer se arriscar a cozinhar durante a quarentena, foi um dos projetos colaborativos nascidos em meio à crise em saúde pública. Ele é uma das pautas do Especial da Universitária FM que ainda fala da importância de se fortalecer emocionalmente para não ser paralisado pelo medo e uma defesa do SUS por quem acompanha políticas em saúde pública há mais de 30 anos, o professor Jairnilson Paim, na Universidade Federal da Bahia.

 

 

A edição desta quarta-feira do Especial Coronavírus confirmou a morte de 34 mortes pela COVID-19 em Pernambuco, até o momento. Também ouvimos a orientação da Arquidiocese de Olinda e Recife para a celebração da Semana Santa, pelos católicos;. disponibilidade de serviços de apoio às vítimas de violência doméstica por telefone e whatsapp, além do posicionamento político e da mobilização do Movimento dos Sem Terra no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O programa foi encerrado com notícias sobre a epidemia no Uruguai.

 

A crise sanitária do novo coronavírus chega ao continente africano paulatinamente, mas já se expressa com força na África do Sul e Moçambique. Esse é um dos destaques do Especial Coronavirus, que traz ainda os cuidados especiais para os idosos em tempo de isolamento social; a proposta do Comitê Científico organizado para articular ações de enfrentamento da pandemia, junto aos governadores do Consórcio Nordeste, e a participação de moradores do Ibura, no Recife, e de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, com relatos da crise nas comunidades.

 

A edição que abre a terceira semana de cobertura dos casos do novo coronavírus em Pernambuco atualiza o número de casos positivos da COVID-19 para 201. A tramitação de um projeto de lei para redução das mensalidades nas escolas particulares no Estado, a oportunidade de acessar um rico acervo de produções do cinema pernambucano de forma gratuita e com acessibilidade e um relato sobre o isolamento social na África do Sul são outros destaques do programa.

 

A segunda semana de Especial Coronavírus chega ao fim na Univresitária FM, com um balanço epidemiológico que registra 9 mortes pela COVID-19 no estado. A edição traz ainda a polêmica em torno da redução salarial de servidores públicos para pagar a conta do combate à epidemia, a ordem de construção de dois hospitais de campanha no Cabo de Santo Agostinho e o mapeamento feito pela Nova Frente Negra Brasileira nas periferias das grandes cidades, territórios indígenas e comunidades quilombolas, ameaçadas pela transmissão do vírus.

 

A expectativa em torno do benefício mensal, a ser pago pelo governo federal, para os brasileiros sem renda definida, como os comerciantes informais; o depoimento da atleta olímpica brasileira de marcha atlética Érica Senna, que tem treinado em casa; a construção de um hospital de campanha em Serra Talhada e a mobilização da juventude no Bairro dos Coelhos (Recife), convocando a vizinhança a ficar em casa, estão entre os destaques da edição da quinta-feira, 2 de abril.

 

Relatos da mobilização social na Várzea e em Olinda, para conter a transmissão do novo coronavírus, são destaque nesta quarta-feira, no programa especial que vai ao ar, às 10h30, na Universitária FM e Paulo Freire AM. A edição traz ainda a plataforma digital “No Bairro tem”, que liga consumidores em isolamento a pequenos comerciantes de bairro, recomendações para cuidar da saúde durante a convivência com uma pessoa infectada e a parceria firmada entre o Governo do Estado e o Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz Pernambuco, para ampliar a capacidade de testes para a Covid-19.

 

A edição do Especial Coronavírus desta terça-feira discutiu as relações da pandemia com o meio ambiente e as recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público para atuação no sistema prisional. Ouvimos relatos de moradores do Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife, e de Camaragibe, na Região Metropolitana, onde o distanciamento social é descumprido até por crianças e idosos. Encerrando a edição, um panorama de como a COVID-19 está sendo enfrentada em Portugal.

 


Abrimos a segunda semana de programas especiais sobre o enfrentamento à COVID-19 destacando a fragilidade dos territórios indígenas do sertão pernambucano frente à pandemia. A edição apresenta ainda o projeto “Fale com a parteira”, de apoio às gestantes durante o distanciamento social, o apelo do Hemope pela manutenção das doações de sangue e a defesa de investimentos em pesquisa nas universidades e instituições científicas, para chegar às soluções para a epidemia. O “Especial Coronavírus” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às dez e meia da manhã, na 99.9 Universitária FM e AM 820, Rádio Universitária Paulo Freire.

 


Notícias atualizadas em torno da epidemia do novo coronavírus e uma análise dos reflexos da crise em todos os setores da sociedade estão na pauta do Especial Coronavírus produzido pela Universitária FM. A pauta desta sexta-feira destaca o esquema da segurança pública definido pelo Governo do Estado para reprimir a transmissão do vírus; o alto risco de contaminação por que passa a população carcerária; a antecipação de férias para alunos da rede particular, em Pernambuco, e a disposição de artistas de vários gêneros em oferecer um pouco de esperança e entretenimento a quem está em casa, em isolamento.

 


Na edição de hoje, o especial da Universitária FM que aborda o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus traça um perfil das parcelas mais vulneráveis da sociedade diante da crise na saúde. Outros temas em destaque são as medidas necessárias para evitar a perda de milhões de empregos, no mundo inteiro; a mobilização da Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco (Natrape), os efeitos do isolamento social para quem vive do trabalho informal e a confirmação da primeira morte por COVID-19 no estado.

 


A pauta desta quarta-feira, no Especial Coronavírus, traz a preocupação com a população de rua das grandes cidades; a mobilização de voluntários e organizações sociais para viabilizar o projeto Marmita Solidária; o impacto da pandemia na vida de crianças e adolescentes em quarentena e uma análise do impacto da COVID-19 no continente africano. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, na 99.9 Universitária FM.

 


Na edição desta terça-feira, o Especial Coronavírus destaca a convocação de profissionais de saúde aprovados em concurso público recente, pelo Governo do Estado; um panorama da situação dos trabalhadores informais em meio à pandemia, no Brasil e na Europa; o apelo do Movimento dos Meninos e Meninas de Rua por maior proteção e o alerta, do SOS Corpo, para a realidade de mulheres em situação de empobrecimento em todo o estado.

 


A Universitária FM apresenta, a partir desta segunda-feira (23.03.20), uma série de programas especiais, com notícias e entrevistas exclusivas sobre a crise em saúde pública que o Brasil e o mundo atravessam neste momento. Um balanço da situação da epidemia em Pernambuco, a mudança de rotina na rede pública hospitalar, medidas sanitárias aplicadas em países europeus, como Bélgica e Itália, e o combate ao coronavírus de forma global ilustram o programa de estreia. O especial vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30.