Coordenação do Curso de Engenharia Naval

Destaques Destaques

Campus Ipojuca realiza Workshop do Ensino da Construção Naval

O IFPE-Campus Ipojuca realizou, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o I Workshop do Ensino da Construção Naval, com o tema Desenho em Modelagem 3D. O Workshop é marco de um trabalho em desenvolvimento pela coordenação do curso de Construção Naval, para a implantação do software Ship Constructor no Campus Ipojuca e a incorporação da Modelagem 3D aos currículos de cursos da área naval. O projeto teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e foi implementado por meio de parceria entre o Campus, o consultor Ricardo Barcellos, diretor da TRC Sustentável, e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

“A modelagem 3D já é realidade nos estaleiros, e é a base de uma série de processos de planejamento, qualidade e eficiência”, afirma Barcellos, que ministrou a oficina. “Por isso, é importante que os técnicos cheguem ao mercado já conhecendo a ferramenta e familiarizados com a lógica da modelagem 3D”.

Essa também é a preocupação de Luciano Sobrinho, professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE)-Campus Acaraú, que também oferece o curso de Construção Naval: “O Workshop foi um primeiro passo para disseminar a modelagem 3D e passar a trabalhar esse conteúdo com os estudantes”, diz Sobrinho. “Muitas vezes, eles começam esse treinamento do zero quando ingressam nas empresas, mas o ideal é introduzir essa ferramenta já no processo de ensino e aprendizagem”.

Professor do Campus Ipojuca, Eduardo Rocha conseguiu concluir, durante o Workshop, um primeiro desenho 3D para ser confeccionado nas aulas de Comando Numérico Computadorizado (CNC). “O desenho em modelagem 3D permite integrar várias disciplinas, e também vai ajudar a integrar o polo naval de Pernambuco”, afirma.

INTEGRAÇÃO – Participaram do Workshop professores do IFPE e também de outras instituições de ensino na área naval, como o IFCE- Campus Acaraú e o Departamento de Engenharia Naval da UFPE. Profissionais da equipe de engenharia do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), parceiro do projeto, também participaram do Workshop.

“O Workshop foi ótimo para mostrar as potencialidades do software no ensino”, avalia o coordenador do curso de Construção naval, Edson Fernando Pereira. “Na revisão curricular que está em curso, a ideia é que os estudantes do curso técnico em Construção Naval comecem a trabalhar em um desenho a partir do primeiro período, e terminem o curso com o projeto completo de um navio em 3D”.

A Modelagem em 3D também deve contribuir para dinamizar as relações entre o Campus e a área de Engenharia Naval da UFPE, segundo Pereira. “Enquanto a área de Engenharia Naval desenvolve todo o projeto básico do navio, no IFPE estamos aprimorando as condições para detalhamento e execução dos componentes”, explica. A dinâmica estabelecida entre as instituições de ensino seria, então, muito parecida com a que ocorre entre a indústria metal-mecânica e seus clientes, ou entre a área de projeto e as etapas de execução de um estaleiro.

Contato Contato

Coordenação da Naval