Professores

Notícias Principais Notícias Principais

Voltar

Reforma da previdência é tema de seminário para servidores da UFPE

Entre os temas apresentados estão regras da previdência, aposentadoria, abono de permanência, tempo de serviço e idade mínima para aposentadoria

A reforma da previdência foi tema de seminário promovido, na manhã de hoje (11), pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE, por meio da Coordenação de Capacitação e Qualificação (CCQ). O evento, realizado no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus Recife, reuniu técnicos administrativos em Educação e docentes, que assistiram a uma palestra e tiraram dúvidas sobre a proposta de reforma previdenciária do Governo Federal.

Foto: Passarinho

Eugênio Caraciolo destacou os principais pontos da proposta

O “Seminário – Conversando Sobre a Reforma da Previdência” abordou temas como regras da previdência, aposentadoria, abono de permanência, tempo de serviço, idade mínima para aposentadoria, entre outros aspectos focados no servidor público. Estabeleceu-se, assim, um momento voltado à informação e à conversa qualificada sobre o tema.

O palestrante Eugênio Geovani Caraciolo e Silva ressaltou que a reforma ainda está em tramitação e pode passar por várias alterações. “Mas o que é importante as pessoas saberem sobre esse projeto é o seguinte: o que é que vai impactar na vida das pessoas para que elas façam uma gestão da vida delas”, afirmou ele, que é engenheiro químico e administrador, com pós-graduação em Finanças Corporativas. Eugênio Caraciolo é servidor recém-aposentado da UFPE, com larga experiência em gestão de pessoas por sua atuação na Progepe – o último cargo que ocupou foi o de diretor de Desenvolvimento de Pessoal.

“O que motivou a Progepe a fazer esse seminário foi exatamente o número de aposentadorias que estão sendo construídas, nesse momento, dentro da Universidade Federal de Pernambuco, tanto de técnicos quanto de docentes”, disse a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da UFPE, Sônia Medeiros. A Universidade tem atualmente 6.450 servidores ativos, sendo 3.980 técnicos administrativos em educação e 2.470 professores. Do número total, 1.058 servidores recebem o abono de permanência e estão aptos à aposentadoria – essa informação considera dados até o mês de março deste ano.

“O tema da reforma da previdência é de importância imensa porque trata da vida das pessoas, dos servidores públicos que, por concurso, por mérito, defendem o serviço público e a Universidade”, ressaltou o reitor Anísio Brasileiro durante a abertura do evento. “Nós precisamos cuidar bem das pessoas que fizeram e que fazem a universidade pública, a UFPE, de relevância para a sociedade”, completou.

MESA – A mesa solene do seminário foi composta pela pró-reitora Sônia Medeiros; pelo palestrante Eugênio Geovani Caraciolo e Silva; e pelo mediador do evento, Caetano Correia Lira, que é diretor de Gestão de Pessoas da Progepe/UFPE.

Data da última modificação: 11/04/2019, 22:01