Notícias Principais Notícias Principais

Último dia acontece amanhã (13) no Campus Vitória

Foto: Bernardo Sampaio

Abertura do evento no Recife ocorreu no auditório do CCSA

Em comemoração a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a UFPE realiza até amanhã (13) o evento Elas em Foco, nos campi Recife, Vitória e Caruaru, debatendo o tema “Mulher – Igualdade de Direitos e Resistência”. O evento, composto por apresentações culturais, palestras, debates e oficinas, aborda temáticas sobre a figura feminina, homenageando-as e conscientizando a comunidade acadêmica sobre a importância da igualdade de direitos dentro da instituição. No Recife, as atividades se estendem até a tarde de hoje (12). Em Vitória, serão realizadas amanhã (13). A programação completa está disponível aqui.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), junto com as observações feitas pelos grupos e projetos de extensão em relação à necessidade da discussão sobre determinado assunto no âmbito acadêmico. Levando em consideração que mais de 50% do corpo de servidores da instituição é composto por mulheres, se faz necessário o incentivo pela igualdade de gênero. A ocasião também reafirma o compromisso que a Universidade possui em combater o assédio moral e sexual no espaço acadêmico.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho, destaca que o ‘Elas em Foco’ surge para chamar atenção para a temática, fortalecer as mulheres que compõem a academia e também para fortalecer a articulação da UFPE com outras organizações que dialoguem a respeito da mesma temática . “Na verdade, o dia 8 é uma data para rememorar as muitas mulheres que deram suas vidas, e que ainda lutam em função da causa de igualdade de direitos”, pontuou ela, hoje pela manhã.

A secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, Silvia Cordeiro, falou a importância do cuidado com a figura feminina na sociedade: “Colocam a figura da mulher como cuidadora de tudo, e ao colocarem toda essa responsabilidade sob elas, as mulheres acabam sendo as últimas a serem cuidadas... Mas, mulheres emancipadas fazem bem tanto a elas quanto a sociedade”. Ela destacou que, devido ao fato de o conceito de Estado ser patriarcal, machista, autoritário e forjado para as elites econômicas do país, é importante o incentivo a educação, a discussão e reflexão nas Universidades.

A secretária contemplou em sua fala a celebração da pluralidade. “Estamos colocando em pauta a condição feminina das mulheres. Trazemos em nossos corpos várias de nós, somos pretas, idosas, populares, rurais, com deficiência, bissexuais, lésbicas, dos novos gêneros. A humanidade está buscando cada vez mais se afirmar, assim, o Estado deve ser democrático e criar políticas publicas inclusivas”, destacou.

O vice-reitor Moacir Araújo, que representou o reitor Alfredo Gomes na ocasião, salientou a amplidão da discussão a respeito da igualdade de gênero, um dos pontos abordados na agenda do milênio da ONU, visando construir uma vida melhor e mais sustentável para a sociedade. Moacir também fez uma reflexão sobre os homens atuarem como aliados da causa e sobre as altas taxas de feminicídio no Brasil, que não se pode naturalizar tal doença social.

PARTICIPAÇÃO – Para a se inscrever nas oficinas/acolhimentos, é necessária a doação de um kit de higiene pessoal ou um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que deverá ser entregue na sala da respectiva oficina/acolhimento. Esse material será entregue nas Casas de Acolhimento de Mulheres do Estado de Pernambuco. As inscrições são feitas on-line

Diretoria de Qualidade de Vida (DQV)/Progepe

Data da última modificação: 12/03/2020, 14:01