Professores da UFPE criam canal Noz Coletivo para falar sobre Filosofia no YouTube

Coletivo é formado por Érico Andrade e Filipe Campello, do curso de Filosofia, e Mariana Fischer, do curso de Direito

Por que falar sobre Filosofia? Essa é a pergunta que instiga o primeiro vídeo do canal Noz Coletivo, criado pelos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Érico Andrade e Filipe Campello, do curso de Filosofia, e Mariana Fischer, do curso de Direito, na área de Filosofia do Direito. “O canal abre um grande espaço de debate para que possamos fazer da filosofia o nosso cotidiano”, explicam os docentes.

Chefe do Departamento de Filosofia, Érico Andrade explica que a disciplina diz respeito à vontade de conhecer o que se passa no mundo e também dentro da gente. Para ele, os seres humanos sempre estão dispostos a aprender mais e a filosofia busca trazer questões que ampliem nossa percepção de mundo. “Ela nunca está parada, é sempre movimento, é travessia”, define.

Para Mariana Fischer, o desejo da Filosofia é um desejo de verdade, de descobrir alguma coisa que a gente procura mas escapa por nossos dedos. “Desejar a verdade é o que nos torna filósofos”, explica. A professora ressalta que a Filosofia nos remete à história das ideias e nos ensina a lidar com as múltiplas dimensões de um problema, indo além de um pensamento unidirecional.

“Quando nos perguntamos o que é uma sociedade justa, estamos fazendo Filosofia”, afirma Filipe Campello, definindo-a como um “maravilhamento” ou “uma ideia de se fascinar por um questionamento”. Para o professor, ela não tem pretensão de falar sobre o todo e não é nunca um lugar de gurus. “A Filosofia é um convite à autonomia de pensar por si”, ressalta, lembrando que o objetivo do canal não é oferecer respostas, mas sim questões.

EQUIPE - O coletivo de produção de conteúdo em Filosofia vai abordar temas ligados a política, cultura e sociedade em vídeos novos lançados todas as terças-feiras, às 11h. O canal conta com arte de Diogo Rueda, gravação e edição de Alice Silva e Tarcísio Feliciano e colaboração de Pablo Polo, Renata Flores, Nahsom Filmes, Kiko Santana, Mari Nepomuceno, Olímpio Costa, HD Mabuse e Oscar Malta.

Professor Érico Andrade

ericoandrade@gmail.com