Professor da UFPE terá seu acervo da língua Hup digitalizado pela Biblioteca da Universidade do Texas

Docente Renato Athias, de Antropologia e Museologia, é o único brasileiro a participar do projeto

O acervo pessoal de pesquisa sobre a língua indígena dos Hupdah do Alto Rio Negro, no Amazonas, do professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), foi contemplado no projeto “Archiving Significant Collections” do Arquivo de Línguas Indígenas da América Latina (Ailla) da Universidade do Texas.

O projeto reunirá, organizará e digitalizará um conjunto de oito coleções significativas de idiomas indígenas sul-americanos, resultados de décadas de pesquisas de investigadores seniores. Essas coleções serão arquivadas no Ailla, um repositório digital dedicado à preservação em longo prazo de multimídia em idiomas indígenas. Esses materiais constituem um recurso importante para futuras pesquisas linguísticas, etnográficas e etnomusicológicas.

“Este material que está sendo digitalizado foi coletado entre os Hupdah (povo da Região do Alto Rio Negro) durante os anos de 1972 a 1985. Todo esse material serviu de base para elaboração da minha tese de doutoramento na Universidade de Paris X, defendida em 1995. Trata-se de cadernos com diário de campo, estudo demográficos com diversos mapas de localização de aldeias, 41 fitas cassetes, contendo entrevistas na língua Hup, narrativas mitológicas, diferentes gêneros de músicas dos Hupdah, fitas cassete contendo sons com diversos instrumentos e lista de vocabulários, tudo na língua indígena, mostrando as variações dialetais existentes na região do Noroeste Amazônico”, explica Athias.

O acervo do professor Renato Athias está incluído entre as seis coleções legadas da região do Alto Rio Negro, no noroeste da Amazônia (Brasil e Colômbia), e duas coleções focadas no Kichwa equatoriano, mais notavelmente a variedade Cañar. Até quinta-feira (16), o professor estará no Campus de Austin da Universidade do Texas acompanhando a digitalização de seu acervo de pesquisa e proferindo palestras sobre a referida coleção. Todas as línguas dos referidos acervos em questão estão ameaçadas ou vulneráveis em graus variados, e as coleções estão fortemente focadas em formas de discurso ameaçadas, como discurso e música rituais.

COLEÇÕES - Do conjunto do Alto Rio Negro, as coleções de Elsa Gomez-Imbert, Stephen Hugh-Jones e Arthur P. Sorensen Jr. incluem as línguas Tukanoans do leste: Bará, Barasana, Edúria, Karapana, Tatuyo, Makuna e Tukano. As coleções de Howard Reid e Renato Athias estão focadas na língua dos Hupdah, A coleção de Robin Wright envolve o Baniwa. Do conjunto equatoriano de Kichwa, as coleções de Judy Blankenship e Allison Adrian estão focadas em Cañar Highland Kichwa, enquanto Adrian também inclui algum material de Loja Highland Kichwa (qvj e quíchua).

“As duas regiões visadas para esse projeto de digitalização são altamente significativas para nossa compreensão do contato e da diversidade linguística na América do Sul. A região multilíngue do Alto Rio Negro, famosa pela exogamia linguística praticada por alguns de seus povos, tem muito a nos dizer sobre o contato e a manutenção da linguagem, enquanto as variedades Kichwa equatorianas podem lançar luz sobre a dinâmica da mudança linguística pré-colombiana”, conta o professor.

Os recursos financeiros para a realização deste projeto provêm do National Endowment for the Humanities (NEH), que concedeu uma doação para as coordenadoras do projeto “Archiving Significant Collections”. O National Endowment for the Humanities, criado em 1965 como uma agência federal independente, apoia a pesquisa e o aprendizado em história, literatura, filosofia e outras áreas das ciências humanas, financiando propostas selecionadas e revisadas por pares de todo o país.

Data da última modificação: 14/05/2019, 12:55

Contatos Contatos