Minicurso de réplicas arqueológicas para musealização será na próxima semana

Curso é realizado pelo Laboratório de Arqueologia Biológica e Forense (Labifor), em conjunto com a empresa júnior Prospecta e o Arqueoeventos

O Laboratório de Arqueologia Biológica e Forense (Labifor) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em conjunto com a empresa júnior Prospecta e o Arqueoeventos, pensando na proteção e educação patrimonial, bem como no desenvolvimento técnico dos estudantes e profissionais, promove o minicurso de réplicas 3D em gesso e digital de materiais arqueológicos. Será de segunda (8) a sexta (12), das 13h às 17h.

“Nossa proposta educativa se caracteriza pela necessidade dos futuros profissionais de laboratório, museus ou educadores de terem o contato com os conhecimentos necessários às práticas de conservação do Patrimônio Cultural e a produção de material didático, capacitando o aluno criticamente na prática de confecção tradicional e digital”, explicam os organizadores.

Os ministrantes do minicurso de réplicas arqueológicas para musealização serão Wellington Santeiro – historiador pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), escultor, artista plástico e restaurador de arte sacra – e Tuíra Moura –licenciada em Expressão Gráfica, instrutora de desenho técnico/arquitetônico e graduanda em Arqueologia pela UFPE. As inscrições já podem ser realizadas on-line, onde também podem ser acessados o conteúdo programático e a metodologia.

O plano de curso inclui a explanação das técnicas e materiais existentes para a produção de réplicas didáticas de materiais ósseos. Haverá produção prática com materiais e software acessíveis, com a elaboração de uma réplica em tamanho real de uma peça arqueológica em gesso e arquivo 3D para impressão ou animação.

PROSPECTA - A Prospecta, primeira empresa júnior do Departamento de Arqueologia da UFPE, tem como seus principais objetivos: trabalhar com projetos de pesquisa e consultorias arqueológicas para empresas responsáveis com a preservação do patrimônio e da cultura e oferecer cursos e minicursos de profissionalização, monitorias, financiamento e apoio a projetos, trabalhos de campo e apoio em trabalhos/projetos acadêmicos.

Busca auxiliar no desenvolvimento profissional através da gestão de projetos, coordenação, liderança, experiência em campo e contato com o mercado de trabalho, bem como facilitar o retorno científico para a comunidade. “Encorajamos a gestão integrada da empresa e a comunicação entre todo o corpo do departamento de Arqueologia, demais cursos, empresas e comunidade”, afirma o coordenador, professor Bruno Tavares.

Data da última modificação: 04/07/2019, 16:59

Contatos Contatos