Instituto Futuro e Cátedra Gilberto Freyre promovem debate “O que é isso o negro?”

Evento faz parte do ciclo de debates "Observatório do Front & Poésis Noturna (devir negro do mundo)"

“O que é isso o negro?” é tema do debate que o Instituto Futuro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) organiza na segunda-feira (26), às 19h, no Auditório Barbosa Lima Sobrinho, no térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Realizado em parceria com a Cátedra Gilberto Freyre e com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o evento faz parte do ciclo de debates “Observatório do Front & Poésis Noturna (devir negro do mundo)”.

Os palestrantes serão o professor Ronaldo Sales, da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, Direito e Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e o jornalista Carlos Alberto Medeiros, autor de “Racismo, preconceito e intolerância” (com os antropólogos Jacques D’Adesky e Edson Borges) e “Na lei e na raça: legislação e relações raciais Brasil – Estados Unidos”. O mediador será o docente Alexandro Silva de Jesus, do Departamento de Antropologia e Museologia.

Segundo a ementa, “a mesa se colocará entre a pergunta desencobridora de Frantz Fanon – o que quer o homem negro? – e a projeção de Achille Mbembe, o devir negro do mundo. O que está em jogo, então, é a curadoria do conceito de Negro e, com isso, seu futuro. Assim, estaremos interessados, de um lado, no Negro como enunciado, diagrama ou paradigma, e, de outro, nos dispositivos que fazem do Negro a experiência efetiva de quem lhe seja sujeito”.

O Observatório do Front é um fórum de debates sobre temas emergentes na contemporaneidade do cenário mundial. O Instituto Futuro, centro de estudos avançados da UFPE, visa promover estudos multi e interdisciplinares, além da reflexão crítica essencial ao ambiente acadêmico, a fim de gerar conhecimento e integrar a UFPE com o mundo ao seu redor. Sua missão é promover transdisciplinaridades no campo humanístico, das artes e das investigações científicas avançadas.

Instituto Futuro

inst.futuro@gmail.com