Coletivo pernambucano representa o Brasil em encontro internacional de empreendedorismo

Focado em pesquisas sobre gestão dos recursos hídricos, o Observatório será uma das duas mil entidades presentes

Coletivo de pesquisadores foi fundado por alunos e ex-alunos da UFPE

De 2 a 5 de junho, cerca de dois mil empreendedores e investidores de todo o mundo se reunirão na cidade de Haia, na Holanda, para discutir soluções tecnológicas em setores fundamentais para subsistência global, como água, alimentação, agricultura, energia, conectividade e saúde. Entre eles, o Observatório de Saneamento e Meio Ambiente do Recife (Osar), coletivo de pesquisadores criado por alunos e ex-alunos da UFPE que atua na área de pesquisa e monitoramento das condições sanitárias, urbanísticas e ambientais da capital pernambucana.

O coletivo, que será representado pelo pesquisador Demétrius Ferreira, mestre em Desenvolvimento Urbano e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é responsável por um dos dois projetos brasileiros selecionados para a edição 2019 do Global Entrepreneurship Summit (GES), evento que busca conectar empreendedores, investidores e parceiros focados em inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas de impacto global. O evento é promovido pelo Departamento de Estado norte-americano em parceria com o Ministério holandês de Negócios Estrangeiros.

A ferramenta é focada no mapeamento dos pontos de perdas de água na cidade do Recife de forma georreferenciada e com análise de dados em tempo real. Já em fase final de desenvolvimento, ela vai permitir diagnósticos mais ágeis e precisos sobre problemas na rede de distribuição, assim como garantir transparência em sua gestão. “Hoje, o índice de perda de água na rede de distribuição do Recife atinge a cifra de 61%, ou seja, mais da metade da água que deixa os reservatórios não chega às nossas casas. Nossa expectativa é que, qualificando a análise e o diagnóstico sobre esses pontos de desvio, possamos gerar informações precisas sobre os diferentes tipos de perda e agir de forma mais eficiente no combate ao problema”, explica Demétrius.

Reunindo empresas já consolidadas em áreas como água, energia, saneamento e alimentação, assim como novos empreendedores, o Global Entrepreneurship Summit abre espaço para troca de experiência e prospecção de investidores. “Atualmente, estamos incubados no Porto Social, que nos abriu as portas e tem nos dado ferramentas importantes para o avanço do projeto. Participar de um encontro desse porte, no entanto, é uma oportunidade para apresentar o nosso trabalho e discutir novas parcerias, o que nos possibilitará acelerar a implementação da ferramenta em Recife”, completa.

OSAR – Fundado em 2017, o Observatório de Saneamento do Recife é formado por pesquisadores do Recife e região metropolitana e busca facilitar o acesso a estudos científicos, propostas técnicas, políticas públicas e práticas locais (individuais e coletivas) que tenham o acesso à água, esgotamento sanitário, drenagem e coleta de lixo como foco central. No ano passado, o coletivo foi selecionado para incubação no Porto Social, onde passou a ter contato direto com um ecossistema social de inovação e tem recebido formação para aperfeiçoamento institucional do grupo.

Demétrius Ferreira

demetriusrff@gmail.com