Notícias Notícias

Voltar

Vídeos mostram narrativas de experiências de mulheres afetadas com a Síndrome Congênita do Zika

Exposição de vídeos organizada pelo Núcleo Família, Gênero e Sexualidade (Fages) será na quarta-feira (2), às 18h

Uma coleção de narrativas de experiências de mulheres afetadas com a Síndrome Congênita do Zika é o mote da exposição de vídeos organizada pelo Núcleo Família, Gênero e Sexualidade (Fages) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Será na quarta-feira (2), às 18h, no auditório do Centro de Educação (CE). 

O evento é uma das programações do VI Cirkula https://cirkula.org/, encontro com o tema “Antropologia situada: estratégias e debates para um horizonte ético” que tem como objetivo fomentar a circulação de produção e das questões metodológicas, teóricas e práticas que questionam e estimulam os antropólogos e acontece de 30 deste mês a 3 de outubro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife.

“Esta coleção de vídeos foi produzida através do curso de audiovisual, protagonizado por cinco mães de crianças afetadas com a Síndrome Congênita do Zika. Os vídeos são um dos resultados da pesquisa Etnografando Cuidados, que mostra as experiências de cada mãe e seus cotidianos. Os roteiros foram elaborados por elas com a intenção de compartilhar as reflexões sobre os cotidianos especialmente das mães e as formas de cuidados, sensibilidade e conhecimentos, em especial com os serviços institucionais que se dedicam a fornecer cuidados e atendimentos para elas”, explicam os organizadores.

“Esses vídeos relatam um pouco das experiências de mais de 3 mil mães brasileiras e suas famílias que tiveram suas vidas afetadas pela exposição ao vírus de zika, o que apresenta sobre as descobertas, rotinas, mobilidade, trabalho, colaborações, barreiras e dedicação, entre muitos outros temas. Realçam alguns dos pontos mais sensíveis vividas durante os mais que três anos de convivência com as consequências da epidemia. A coleção inclui um vídeo sobre o processo de elaboração e colaboração na própria confecção dos vídeos”, complementam.

A exposição dos vídeos é um dos resultados da pesquisa “Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil”, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e Newton Fund.

Mais informações
Fages
(81) 2126.8286/8282

Data da última modificação: 24/09/2019, 13:37

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links