UFPE vai sediar, na próxima semana, o 30º Simpósio Nacional de História

Esta edição terá como tema “História e o Futuro da Educação no Brasil”

A UFPE vai sediar, na próxima semana (de 15 a 19), o 30º Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional de História (Anpuh-Brasil). Esta edição terá como tema “História e o Futuro da Educação no Brasil”, traduzindo uma questão que inspira a refletir sobre o papel do ensino de História no contexto atual e sobre os diversos embates enfrentados por seus profissionais nos espaços escolares, nas universidades e centros de memória e pesquisa.

As conferências de abertura, das 18h30 às 21h30, no Teatro Guararapes do Centro de Convenções (Olinda/PE), serão “A História e o futuro da educação no Brasil, com Joana Maria Pedro (UFSC) e “Usos do passado e conhecimento histórico”, de Roger Chartier, com coordenação de Márcio Ananias Ferreira Vilela (Colégio de Aplicação da UFPE).

O evento também propõe o debate sobre outros temas complexos da atualidade, como as questões relativas ao passado escravocrata e suas permanências nas relações sociais, nas formas de trabalho do presente e nos golpes políticos no Brasil e América Latina. Entre os desafios atuais, os destaques são as questões do avanço da “onda conservadora” sobre a América Latina e os usos do passado autoritário no momento presente.

O 30º Simpósio Nacional de História (SNH) será um importante espaço de intercâmbio cultural e científico, em que profissionais e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em história, de diferentes regiões do país, reúnem-se para compartilhar experiências vivenciadas no processo de produção do conhecimento histórico. As atividades serão realizadas em diversos centros da UFPE.

Data da última modificação: 09/07/2019, 13:13

Contatos Contatos