Notícias Notícias

Voltar

UFPE terá I Encontro de Etno-História de Pernambuco e II Festival de Filmes Arqueológicos do Recife

Evento será realizado nos auditórios e salas reservadas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Etno-História de Pernambuco e II Festival de Filmes Arqueológicos do Recife (II Fefilarq). O evento será de 19 a 22 deste mês e tem como objetivo promover apresentações de trabalhos de pesquisa sobre a História dos Povos Indígenas do Brasil envolvendo diferentes culturas e momentos históricos e uma mostra de filmes e documentários produzidos sobre o patrimônio cultural, sob o enfoque da Arqueologia, com premiações. As atividades incluem conferências, apresentações de trabalhos, mostras audiovisuais, palestras, mesas-redondas, oficinas e um espaço de exposições fotográficas sobre as diversas faces da pesquisa histórica e arqueológica.

Coordenado pelas professoras Bartira Ferraz Barbosa e Cláudia Oliveira, o evento será realizado nos auditórios e salas reservadas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife. O encontro tem ainda como objetivo dar ênfase à necessidade de se incluir a História dos Povos Indígenas do Brasil como disciplina obrigatória nos currículos acadêmicos das universidades brasileiras. Será também um encontro para debater sobre os meios de publicação e de audiovisuais como suporte para a preservação e promoção do patrimônio histórico, arqueológico e cultural.

O evento será o lugar para informar os participantes sobre recentes descobertas de resultados de pesquisas e debates científicos, ou seja, um local de encontro entre historiadores e arqueólogos, profissionais de áreas afins e o público geral. Apresenta-se também como um instrumento de documentação do patrimônio material e imaterial do nosso país, envolvendo profissionais da História, da Arqueologia, da Antropologia, da Museologia, da Linguística, da Educação e aqueles interessados no estudo e divulgação do patrimônio cultural. 

Mais informações
I Encontro de Etno-História de Pernambuco

encontroetnohistoria@gmail.com

Data da última modificação: 08/11/2018, 15:25

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links