UFPE recebe o XI Encontro Nacional de Estudantes de Museologia

Os interessados em participar do Encontro Nacional de Estudantes de Museologia, que será realizado de 24 a 28 de setembro, no Campus Recife da UFPE, podem fazer a inscrição on-line até o dia 20 deste mês. Já o prazo para a submissão de trabalhos vai até o dia 9 deste mês. As regras para submissão de trabalhos, que podem ser Comunicações Orais ou Pôsteres, e para as inscrições como ouvinte podem ser conferidas no edital

Os trabalhos precisam estar dentro dos oito eixos temáticos dos grupos de trabalhos do evento, que são: Gestão de acervo como prática de documentação, conservação e pesquisa; Reflexões em torno da teoria museológica e das práticas curatoriais; Interfaces entre Museu, Memória e PatrimônioLGBT+; Estudos de gênero e empoderamento nos museus; Conexões entre museus comunitários e cultura popular; Patrimônios, museus e memórias sociais; Memória, patrimônio e salvaguarda das culturas indígenas e afro-brasileiras; e Caminhos para a acessibilidades nos museus. O melhor artigo de cada Grupo de Trabalho (GT) será eleito o Artigo Destaque XI Enemu Recife, e receberá um certificado especial de premiação.

Estão sendo recrutados monitores para o evento, com certificado de 20 horas. Os contatos para os interessados são: xienemurecife.oficial@gmail.com, o Instagram @xienemurecife2018 e a página do evento no Facebook. O evento contará com minicursos, oficinas e circuito pelos museus do Recife com condução. Todos os participantes do Enemu Recife terão acesso liberado ao Instituto Ricardo Brennand (IRB) durante todos os dias de evento, mediante crachá de identificação.

O Encontro Nacional de Estudantes de Museologia ocorre anualmente, reunindo graduandos e profissionais de Museologia de todo o Brasil. Esta é a primeira vez que o evento será realizado no Recife. As atividades serão realizadas no Instituto Ricardo Brennand e nos auditórios da Biblioteca Central e da Adufepe.

O tema desta edição será “Corpos que afetam: Conexões entre Inclusão, Diversidade e Empoderamento nos Museus”. A ideia é levantar debates sobre temáticas ainda pouco trabalhadas na Museologia, como: gênero, empoderamento, representatividade, acessibilidade e relações étnico-raciais.

Data da última modificação: 08/08/2018, 13:03

Contatos Contatos