Notícias Notícias

Voltar

UFPE inaugura Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimônio Cultural

O local possui laboratórios, salas para pesquisa, salas para professores e um auditório

O Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimônio Cultural será inaugurado, no dia 12 deste mês, às 15h, no Campus Recife da UFPE. Trata-se de um grupo multidisciplinar constituído por pesquisadores dos Departamentos de Arqueologia, Energia Nuclear, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Geologia, Ciências Geográficas e Química Fundamental da UFPE. O núcleo está vinculado ao Departamento de Arqueologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

Foto: Fabson Gabriel

A construção do prédio teve apoio da Finep

O objetivo central é desenvolver pesquisas relacionadas ao uso de diversas técnicas, tais como de fluorescência de raios-X, de termografia, LibS, DRX e de radiologia digital para estudos do patrimônio cultural e de grafismos rupestres, bem como de técnicas por luminescência (TL e OSL) e por ressonância eletrônica paramagnética (EPR) para datação de materiais cerâmicos, sedimentos e dentes.

As ações serão desenvolvidas a partir de duas linhas de pesquisa. Em “Métodos de Datação por Luminescência e por Espectrometria de Ressonância Paramagnética”, as atividades permitirão situar cronologicamente a cultura material do passado, ocupações pré-históricas, bem como a presença de animais extintos em contextos arqueológicos. Já na linha “Técnicas de Análise Elemental e de Composição do Patrimônio Cultural”, os estudos enfocarão técnicas para a análise dos pigmentos das pinturas rupestres, componentes de materiais construtivos ou vestígios de elementos químicos nos solos de ocupação pré-histórica.

A edificação que abriga o núcleo, finalizada recentemente, mede em torno de 1.000 m². O local possui laboratórios, salas para pesquisa, salas para professores e um auditório. A construção teve apoio da Finep – Projeto Infraestrutura.

O Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimônio Cultural foi formado em setembro de 2008, a partir da criação do grupo de pesquisa no diretório do CNPq. A coordenadora do núcleo é a professora Ana Catarina Peregrino Torres Ramos, do Departamento de Arqueologia do CFCH.

Os pesquisadores do núcleo são: Helen Khoury – Departamento de Energia Nuclear (coordenadora do projeto Finep); Anne-Marie Pessis – Departamento de Arqueologia (coordenadora do projeto Finep); Gabriela Martin – Departamento de Arqueologia; Antônio Carlos de Barros Correa – Departamento de Ciências Geográficas; Pedro Guzzo – Departamento de Engenharia de Minas; Paulo Martin Souto Maior – Departamento de Arqueologia; Demetrio Mutzenberg – Departamento de Arqueologia; Daniela Cisneiros – Departamento de Arqueologia; Ana Catarina Torres Ramos – Departamento de Arqueologia; Henry Lavalle Sullasi – Departamento de Arqueologia; Viviane Khoury Asfora – Departamento de Energia Nuclear; Vinicius Saito Monteiro de Barros – Departamento de Energia Nuclear; e Bruno Tavares – Departamento de Arqueologia.

Mais informações
Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimônio Cultural
metrologiaarqueologica@gmail.com

Data da última modificação: 06/09/2017, 15:24

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links