UFPE aprova criação de primeiro curso de doutorado do CAA e mais dois cursos de pós-graduação

Cursos contemplam as áreas de Educação Contemporânea, Ciência da Computação, e Ensino de Geografia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a criação de três novos cursos de pós-graduação. Os cursos fazem parte das áreas de Educação Contemporânea, Ciência da Computação e Ensino de Geografia.

Entre os novos cursos criados está o primeiro curso de doutorado do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. O curso de doutorado em Educação Contemporânea está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) e possui a coordenação da professora Conceição Nóbrega. O PPGGEduC já contava com o mestrado acadêmico na mesma área.

O doutorado em Educação Contemporânea conta com as linhas de pesquisa de Docência, Ensino e Aprendizagem, que tem foco voltado à docência e aos processos de ensino e aprendizagem e Educação e Diversidade, com atenção a experiências educativas relacionadas à educação e à diversidade no âmbito escolar e não escolar. O curso dispõe de 12 docentes envolvidos nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. “A criação do primeiro curso de doutorado do Centro Acadêmico do Agreste vem contribuir com o projeto de expansão de produção do conhecimento da UFPE, ao consolidar mais um espaço de formação de pesquisadores e docentes no interior do estado”, explica a professora Conceição Nóbrega.

O doutorado em Educação Contemporânea já divulgou seu primeiro edital de seleção e oferta 12 vagas com ingresso em 2021. As inscrições se iniciam nesta segunda-feira (17) e vão até o dia 8 de setembro. O edital pode ser encontrado no Boletim Oficial da UFPE

COMPUTAÇÃO – Foi aprovada também a criação do doutorado profissional em Ciência da Computação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. A proposta de criação do doutorado profissional emergiu naturalmente da necessidade estratégica de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de Tecnologias da Informação de forma integrada, acompanhando a postura proativa da UFPE em relação ao desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Pernambuco.

O objetivo do curso é formar profissionais pós-graduados para identificar oportunidades e promover o aumento da competitividade industrial ou a produtividade de suas organizações, otimizando ou definindo novos modelos de negócios, por meio da aplicação racional de métodos e técnicas de pesquisa, de design e de inovação. O doutorado conta com um corpo docente formado por 41 docentes para atender as três áreas de concentração oferecidas: Ciência de Dados, Computação Ubíqua e Sistemas de Informação. O coordenador do doutorado profissional em Ciência da Computação é o professor José Augusto Suruagy Monteiro.

ENSINO DA GEOGRAFIA – A Universidade ainda passou a contar com o mestrado profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo), vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O ProfGeo é um curso semipresencial realizado por instituições de Ensino Superior associadas em Rede Nacional, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela Comissão Acadêmica Nacional, que possui como instituição coordenadora a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul. Neste contexto, a UFPE se configura como uma instituição associada.

O curso possui uma área de concentração intitulada “Ensino de Geografia”, e três linhas de pesquisa: “Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar”, “Formação Docente em Geografia” e “As linguagens no ensino de Geografia”. O curso conta com um corpo docente de dez professores e, na UFPE, é coordenado pelo professor Francisco Kennedy.

O edital de seleção da primeira turma está previsto para ser divulgado no início de 2021. É prevista também a oferta de dez vagas para a pós-graduação. “A criação de uma pós-graduação na área de formação de professor, aqui em particular de Geografia, cria um conjunto de possibilidades para formação e qualificação dos professores da educação básica e contribui diretamente para o fortalecimento da área de ensino. O ProfGeo tem como objetivo proporcionar formação geográfica consistente, atualizada e relevante ao exercício da docência na Educação Básica, visando dar ao egresso qualificação para o exercício profissional de professor de Geografia, outorgando-lhe o título de mestre em Ensino de Geografia”, destaca o professor Francisco.

Data da última modificação: 19/08/2020, 15:26

Contatos Contatos