Notícias Notícias

Voltar

Seminário aborda rupturas políticas nos processos de governança e governabilidade nas democracias latino-americanas

Evento será realizado de 25 a 27 de junho, das 9h às 13h, no Auditório Professor Paulo Rosas, na Adufepe

O seminário “Rupturas Políticas nos Processos de Governança e Governabilidade nas Democracias Latino-Americanas” será realizado de 25 a 27 de junho, das 9h às 13h, no Auditório Professor Paulo Rosas, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). Realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão Urbana e Políticas Públicas (Nugepp) da UFPE, o evento busca propiciar a reflexão sobre os processos de governança e governabilidade democrática nos países latino-americanos, que enfrentam na atualidade severas crises de legitimidade política. O diplomata brasileiro e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim realiza a conferência de encerramento, no dia 27.

As inscrições já estão abertas. Será fornecido certificado de participação.

A conferência de abertura, no dia 25, será com o jornalista Breno Altman, editor do site Opera Mundi, sobre “Descaminhos das democracias bolivarianas”. No dia 25, o professor Luis Felipe Miguel, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), fala sobre “A esquerda e a crise da democracia brasileira” e o jornalista Florestan Fernandes Júnior abordará “A crise da democracia brasileira: entre a mídia e o judiciário”.

No último dia, 27, o professor José Alves de Freitas Neto, do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza exposição sobre “Governança e governabilidade” e o diplomata brasileiro e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim realiza a conferência de encerramento.

“A realização do evento representa um desafio acadêmico para aprofundar o debate sobre os problemas econômicos, sociais e políticos, oriundos do contexto do capitalismo contemporâneo globalizado e sobre os conflitos políticos e ideológicos enfrentados pelos Estados nacionais e pela sociedade nesses países. Embora a crise se difunda em grande parte do território dos centros urbanos metropolitanos latino-americanos, algumas democracias sofrem com maior severidade os seus efeitos, a exemplo do Brasil, da Argentina e das chamadas democracias bolivarianas”, afirmam os organizadores.

Mais informações
Núcleo de Pesquisa em Gestão Urbana e Políticas Públicas

nugeppeventos@gmail.com

Data da última modificação: 30/04/2019, 15:38

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links