Notícias Notícias

Voltar

Revista Política Hoje lança número especial sobre métodos de pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais

Publicação é do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE

A Revista Política Hoje, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE (PPGCP), lançou nesta semana número especial voltado a métodos de pesquisa avançados. Intitulado “Uma abordagem didática aos métodos de pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais: Em busca de uma ciência mais rigorosa e acessível”, o número tem objetivo didático de apresentar alguns dos principais métodos de pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais.
 
O dossiê traz inovações importantes para aumentar ao mesmo tempo seu potencial pedagógico e de internacionalização. Os nove artigos estão disponíveis em versão bilíngue (português e inglês) e são acompanhados de jogo de slides para uso em sala de aula e por scripts para reprodução dos exemplos no software R.
 
Ao todo, 13 pesquisadores contribuíram para o volume, oriundos de cinco instituições diferentes. As técnicas demonstradas pela equipe são variadas, cobrindo ferramentas qualitativas e quantitativas, bem como aspectos referentes a desenhos de pesquisa, epistemologia e teoria.
 
Segundo Virgínia Rocha e Palloma Marciano, doutorandas do PPGCP responsáveis pela organização do dossiê e que também assinam seu prefácio, o intuito do número é expandir o domínio metodológico no campo da Ciência Política e Relações Internacionais. “O dossiê tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes e docentes a materiais didáticos sobre métodos de pesquisa. Cada artigo foi escrito de forma didática e acessível para que possa contribuir com o fortalecimento do ensino e pesquisa de metodologia”, afirma Palloma. A demanda pelo conteúdo já se fez sentir antes da finalização do número, quando alguns dos artigos foram disponibilizados em formato early view. “Com a publicação do dossiê em versão early view já recebemos feedback bastante positivo. Para o artigo de entrevistas semiestruturadas, por exemplo, recebi mensagens de docentes que incluíram o texto em suas disciplinas, bem como de estudantes que se basearam no conteúdo para elaborar suas pesquisas”, relata Virgínia, que contribuiu com um artigo demonstrando o passo a passo de estudos com entrevistas.
 
Cooperaram também com a organização os professores do PPGCP Dalson Figueiredo e Rafael Mesquita. A Revista Política Hoje é editada por Ernani Carvalho (editor chefe) e Ulle Ráfaga Campos e Figueiredo (editora executiva). A realização do número especial contou com apoio financeiro da Capes a partir dos recursos do Proex.
 
Confira a lista de artigos:
 
Methodological Transformations in Contemporary Political Science (Flávio da Cunha Rezende)
Um mapa para a transparência e replicabilidade na ciência social empírica: o Protocolo TIER (Amanda Domingos, Ian Rebouças Batista)
Introdução à bibliometria e cientometria: exemplo prático de aplicação ao tema presidencialismo latino-americano (Amanda Sangalli, Samira Kauchakje)
A abordagem da Grounded Theory como alternativa metodológica qualitativa para pesquisas em ciência política (José Alberto Brandão)
Da teoria à análise: Uma introdução ao uso de entrevistas individuais semiestruturadas na ciência política (Virginia Rocha)
Ideologia e Partidos no Brasil: reflexão e prática a partir dos programas de governo (Nara Salles)
Mapeando comportamentos com estimação de pontos ideais (Rodrigo Martins)
Tempo, tempo, tempo: regressão de Cox na ciência política (Rodrigo Lins)
Uma introdução à regressão com dados de painel (Rafael Mesquita, Antônio Alves Tôrres Fernandes, Dalson Britto Figueiredo Filho)
Data da última modificação: 17/08/2022, 15:53

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links