Rede Prodema discute Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em evento até o dia 27 deste mês

Abertura ocorreu na sexta-feira (21), no auditório do CCSA

O XXVI Seminário Integrador, promovido pela Rede Prodema, à qual está vinculado o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE, teve início na manhã de sexta-feira (21), no Auditório Professor Denis Bernardes, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A temática principal do seminário, que seguirá até o dia 27 deste mês, é “Sociedade e Meio Ambiente em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: nenhum direito a menos”. O encontro busca reunir dados e ações e debater caminhos a serem tomados para que o mundo alcance as metas estabelecidas pelos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, propostos pela Organização das Nações Unidas, em 2015, aos países-membros.

Fotos: Catarina Albertim

Coordenadores das pós-graduações de todo o Nordeste participam do evento

O evento teve uma mesa formada por representantes e gestores da Universidade Federal de Pernambuco e de outras instituições do Nordeste que aceitaram integrar a parceria. Estavam presentes o vice-reitor Moacyr Araújo, da UFPE; o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE, Gilberto Rodrigues; a coordenadora de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE, Vanice Selva; a diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Conceição Lafayette; a coordenadora de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Samara Aranha; a representante de todos os coordenadores de doutorado das instituições que compõem a Rede Prodema, Viviane Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); o representante do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, João Modesto, também da UFRN, e a representante dos mestrandos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Mayara Mendes.

“É uma satisfação e uma alegria estarmos aqui reunidos representando todo o Nordeste, desde o Maranhão até o sul da Bahia. Isso é gratificante para todos nós pelo que representa o Nordeste hoje em dia para todo o Brasil. A força e a coragem que temos para que a gente pense em uma sociedade e um meio ambiente salutar e com qualidade não somente para todos nós que vivemos aqui, mas também para os nossos ecossistemas, para a nossa biodiversidade e para a interação homem-natureza”, disse Gilberto Rodrigues, abrindo a série de discursos. Complementou ao dizer que houve muito esforço para que o XXVI Seminário ocorresse e que sente satisfação em compartilhar o momento com os membros da banca e todos os participantes.

Vanice Selva, também da UFPE, falou sobre os seminários anteriores, que, devido à pandemia, aconteceram no formato remoto, e destacou, assim como Gilberto, os esforços colocados pelos organizadores para realizar o evento de modo completamente presencial em 2022. Ao discursar sobre a proporção geográfica do seminário, disse que “começou regional, mas passou a ser, de certa forma, nacional e internacional, porque a gente também tem vários vínculos e cada instituição aqui presente desenvolve parcerias com outras instituições”. Ela ressaltou que o programa (Prodema) já nasceu como uma rede de estudos ambientais - mais especificamente como Rede Luso-brasileira de Estudos Ambientais - que firmou parcerias com quatro universidades brasileiras e quatro portugueses, além de expandir as ações para centros de pesquisa de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Timor-Leste.

Os demais foram unânimes em destacar a relevância do evento e das instituições envolvidas para discutir as pautas ambientais a nível nacional. João Modesto, da UFRN, ponderou a capacidade dos cientistas nordestinos em desenvolverem ciência de qualidade em todas as áreas do conhecimento, mesmo com a escassez de recursos e os ataques direcionados à região.

Vice-reitor Moacyr Araújo abordou os ODSs em palestra

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, elencou os preceitos do seminário e de eventos dessa natureza. “Nós temos que valorizar aquilo que, de fato, é importante. A preservação ambiental, sustentabilidade e justiça social são valores que devemos cada vez mais colocar na pauta. O Prodema tem um papel fundamental nesse sentido. De fato, temos uma grande oportunidade de reforçar e de trazer para a pauta a agenda que realmente importa para o país”, comentou.

Ele citou a importância do evento para a sociedade de um modo geral. “Um encontro como esse reúne pesquisadores de várias universidades e instituições que trabalham com o meio ambiente. O tema em si já é algo absolutamente necessário e prioritário, tendo em vista tudo o que está ocorrendo com o país e a potencialidade dele para tentar uma virada com relação aos bons exemplos de como cuidar dos recursos naturais, de como explorá-los de forma tranquila e consciente, respeitando a biodiversidade e toda a riqueza que nós temos”, disse. Já para a Universidade e os centros acadêmicos que fazem parte da iniciativa, ele destacou “que o seminário reforça uma agenda nossa (da UFPE) e institucional que é ligada à sustentabilidade em todos os seus espectros, como social, política e ambiental. Para ele, realizar eventos como esse na UFPE é um sinal de vitalidade dessas agendas e de priorização dessas pautas para a Universidade Federal de Pernambuco”.

Após as falas da mesa de abertura, Moacyr Araújo fez palestra sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, dando início à discussão das temáticas do evento. A abordagem destacada pelo vice-reitor gira em torno da possibilidade de o Brasil ser o único país do mundo a atingir, a partir de 31 de outubro, a marca de emissão zero de gases do efeito estufa no intervalo de três a quatro décadas.

O XXVI Seminário Integrador segue até a próxima quinta-feira (27), com outras temáticas a serem abordadas nos cinco dias de reuniões.

Data da última modificação: 24/10/2022, 15:11

Contatos Contatos