Projeto de extensão em Psicologia visa a melhoria da saúde das trabalhadoras domésticas

Iniciativa teve início em julho de 2022 e está sendo concluída neste mês, com foco na melhoria das condições das trabalhadoras domésticas

O projeto de extensão “Frestas de Cidadania: Saúde no Trabalho Doméstico Remunerado”, coordenado pela professora Kaliani Rocha e com a professora Wedna Galindo na vice-coordenação, ambas do Departamento de Psicologia da UFPE, que visa melhorar a saúde das trabalhadoras domésticas, está sendo concluído neste mês de março. Iniciado em julho de 2022, a iniciativa foi criada a partir do projeto de pesquisa encabeçado por Kaliani Rocha chamado “Trabalhadoras domésticas remuneradas: agravos à saúde relacionados ao trabalho”, que teve o relatório sistematizado em janeiro de 2023.

Oficinas foram realizadas no domingo (12) com as trabalhadoras

Com o objetivo de identificar os danos à saúde relacionados ao trabalho doméstico, a pesquisa realizada pelo projeto constatou que as trabalhadoras domésticas remuneradas sofrem com violência moral, como gritos e assédio, além de problemas físicos. A partir disso, o projeto de extensão se propôs a replicar esses resultados para sensibilizar o país sobre a necessidade de melhorar as condições de trabalho dessas profissionais. Junto aos discentes de Psicologia, que se mostraram bastante engajados durante o projeto, as professoras abordaram a realidade da categoria das domésticas. Atuaram dez estudantes no total, dos quais três foram bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e sete foram voluntários.

A iniciativa trabalhou com uma live, programação presencial, e comunicações que foram adaptadas para o perfil do Instagram @frestasufpe abordando questões como saúde, segurança no trabalho doméstico, violência moral, cidadania e autocuidado.

O projeto de extensão também articulou-se com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (Sindoméstica/PE), atualizando as informações da aba no site da federação sobre saúde no trabalho doméstico. Além disso, o Grupo Frestas teve a iniciativa de imprimir panfletos com informações sobre saúde no trabalho para distribuição entre as trabalhadoras.

Temas abordados foram segurança e saúde no trabalho

Para a professora Kaliane Rocha, a experiência do projeto de extensão foi enriquecedora, tanto pela contribuição à saúde das trabalhadoras domésticas, quanto pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O projeto de extensão conclui suas atividades neste mês, mas há a intenção de dar continuidade às ações por meio da articulação com outras organizações que apoiam as trabalhadoras domésticas. “O trabalho doméstico remunerado (o das empregadas domésticas) é invisibilizado, sem reconhecimento, estigmatizado e na cultura brasileira com contornos de uma lógica escravocrata. Visibilizar e valorizar este trabalho é fundamental se queremos igualdade social”, explica a coordenadora do projeto.

“Eu avalio o projeto como muito positivo, o entusiasmo dos alunos, o contato da universidade com uma categoria que historicamente é uma classe muito vulnerabilizada. Foi fundamental colocar a sociedade em articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão. Como estudamos a comunicação de Paulo Freire e como podemos nos comunicar devidamente, ajudou muito nos nossos posts no Instagram. E foi impactante reconhecer as rotinas das trabalhadoras domésticas, os bolsistas também ficaram sensíveis a isso, pudemos então construir juntos e colocar a dimensão dialógica na própria equipe de execução”, pontua a professora Wedna Galindo.

Os resultados da extensão incluíram a melhoria da comunicação com as trabalhadoras domésticas através das redes sociais, a inserção de novas informações em uma aba de saúde no trabalho no site da Fenatrad e a divulgação de informações sobre saúde, respeito e dignidade através de cards no Instagram do projeto e da Fenatrad e Facebook da Federação e nos grupos do WhatsApp das trabalhadoras e da Federação. Além disso, o projeto incluiu algumas reuniões no sindicato e a participação no planejamento do ano das trabalhadoras domésticas.

ENCERRAMENTO - No dia 12 deste mês, aconteceu o Encontro Frestas/UFPE – Sindomésticas/PE, que teve como tema “Saúde no Trabalho Doméstico Remunerado”. O evento foi o encontro de encerramento das atividades previstas no projeto de extensão, com apoio financeiro da Proexc, e foram realizadas oficinas pela manhã e à tarde para falar sobre segurança e saúde no trabalho com as trabalhadoras domésticas.

O encontro abordou resultados da pesquisa concluída por Kaliani Rocha sobre saúde e segurança no trabalho doméstico remunerado. Com a moderação de Wedna Galindo, o encontro foi bastante positivo, recebendo destaque a participação discente tocando instrumentos e cantando músicas ao longo do dia.

A coordenadora-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Luiza Batista, participou do evento e comentou que a pesquisa e a extensão são pioneiras no Brasil, ao abordar a temática da saúde de trabalhadoras domésticas na parceria Sindicato e Universidade.

Instagram @frestasufpe
Professora Kaliani Rocha