Programa de Pós-Graduação em Arqueologia promove defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia promove a defesa da dissertação “A iconografia cerâmica como marcador identitário dos grupos pré-históricos Tupiguarani em Pernambuco”, de autoria de Giseli Santa da Costa. A apresentação será amanhã (2), às 14h, no auditório do 11º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

O trabalho foi orientado pela professora Viviane Castro, do Departamento de Arqueologia. A banca examinadora será composta pelos docentes: Neuvânia Curty Ghetti (Departamento de Arqueologia/UFPE), Ricardo Pinto de Medeiros (Departamento de Arqueologia/UFPE) e Suely Cristina Albuquerque de Luna (Departamento de Letras e Ciências Humanas/UFRPE).

Resumo

A pesquisa se propôs a demonstrar como a iconografia na cerâmica dos grupos pré-históricos Tupiguarani em Pernambuco foi reflexo de uma adaptação cultural que associa elementos estilísticos às ideias baseadas nos preceitos mítico-religiosos, vista então como um veículo capaz de intercambiar o real e o sobrenatural. Para tanto, utilizamos as reflexões sobre estilo cerâmico em arqueologia a fim de nos auxiliar na descrição dos elementos que resultaram nas escolhas técnicas dos ceramistas no momento de confecção e decoração dos vasilhames. Neste caso, questionamos como seria possível perceber na iconografia os componentes que remetem ao estilo cerâmico Tupiguarani e que poderiam estar associados à identidade cultural destes grupos. Como hipótese, inferimos que o conjunto de elementos técnicos que compõem este estilo, bem como as escolhas do ceramista em buscar obedecer a uma regularidade, foi resultado de um domínio que identifica culturalmente os grupos como portadores de uma capacidade criativa que os diferencia dos demais. A metodologia utilizada obedeceu aos critérios de análise das variáveis técnico-morfológicas e decorativas para a construção do perfil estilístico, o que nos permitiu identificar os processos de confecção e decoração da cerâmica, bem como construir um panorama dos motivos iconográficos através da reconstituição por meio digital e comparação dos motivos Tupiguarani identificados por diferentes pesquisadores. Os resultados nos mostraram a predominância de aspectos decorativos semelhantes e diferentes entre as mesorregiões de Pernambuco, o que caracteriza possíveis identidades regionais, porém, de um modo geral com base no que dita e determina culturalmente a tradição arqueológica Tupiguarani. Por fim, não buscamos identificar o significado dos motivos iconográficos, mas sim ressaltar que os elementos técnicos associados aos possíveis significados simbólicos contidos na cerâmica foram utilizados tanto como forma de manter uma comunicação visual, como marcar a identidade destes indivíduos.

Mais informações:
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia