Professor do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE ministra conferência sobre escravidão afro-indígena na Universidade de Bonn

Evento ocorre em Bonn, na Alemanha, de 22 a 24 deste mês, e também será transmitido pelo Zoom

O professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (DAM-UFPE), vai participar de uma conferência internacional realizada pela Universidade de Bonn (Alemanha). O evento Public Narratives Of The History Of Indigenous And Afro-Brazilian Slavery (Narrativas Públicas da História da Escravidão Indígena e Afro-brasileira) ocorre de 22 a 24 deste mês, e também será transmitido pelo Zoom.

Quem organiza a conferência é o Centro de Bonn para Estudos de Dependência e Escravidão, que hospeda o grupo internacional de pesquisa Beyond Slavery and Freedom, cujos integrantes revisitam o fenômeno da escravidão e outras formas de forte dominação assimétrica de maneira interdisciplinar.

A instituição da escravidão durou mais de três séculos no Brasil, último país a abolir a escravidão negra nas Américas, em 1888. O evento da Universidade de Bonn pretende contemplar alguns dos debates centrais sobre a herança cultural da escravidão afrodescendente no País e propõe analisar as intersecções com a herança cultural da escravidão indígena.

Para isso, foram convidados ativistas e pesquisadores de vários campos (da literatura, do ensino, de narrativas fílmicas, de museus e das política de reparação). O professor Renato Athias, por exemplo, apresenta as pesquisas que realiza por meio do estudo de objetos etnográficos utilizados pelos povos indígenas da região do Alto Rio Negro, itens que estão em alguns museus da Europa e dos Estados Unidos.

O pesquisador brasileiro analisa elementos centrais presentes em uma relação de escravidão, buscando compreender um momento histórico marcado por muita tensão, de espoliação e exploração de toda uma região, que ficou conhecido como “queima das malocas” (uma referência às grandes casas comunais dos povos indígenas desta região do noroeste amazônico).

Professor Renato Athias

renato.athias@ufpe.br