Povo indígena Warao é tema de seminário internacional

Ocorre, de amanhã (2) até sexta-feira (4), o I Seminário Internacional Indígenas Warao: Diálogos Interdisciplinares Entre Brasil e Venezuela. O evento, uma promoção da UFPI, tem em sua organização parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Etnicidade (Nepe), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, junto com outros grupos de pesquisa de universidades e institutos de Ensino Superior do Norte e Nordeste.

A programação do evento é composta por conferências, mesas-redondas, fórum de pesquisas e ações com os Warao, além do lançamento da revista “EntreRios Os Warao: indígenas, migrantes e refugiados” (PPGANT/UFPI) e do e-book “Yakera, Ka Ubanoko – O Dinamismo da Etnicidade Warao”, organizado por Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI) e Carlos Alberto Cirino (UFRR) para a coleção Etnicidade do Nepe, da Editora da UFPE.

O ponto alto do seminário internacional será debate público sobre as investigações que estão sendo desenvolvidas entre os Warao em território brasileiro, que serão discutidas a partir de fórum de pesquisas sobre a temática. Pesquisadores e estudantes interessados em participar do seminário podem se inscrever por meio de formulário eletrônico. O evento também pode ser acompanhado pelo canal Roda dos Povos UFPI no YouTube.

Os Warao são um povo indígena cujo território tradicional fica localizado na Venezuela. Com a crise econômica vivida pelo país nos últimos anos, desde 2015, esses indígenas vêm migrando para o Brasil a partir da cidade de Boa Vista (RR). Em 2019, os Warao começaram a chegar ao Recife, que possui um grupo significativo deste povo em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

“Acredito que com o apoio que a UFPE está dando para esse seminário, e também apoiando um fórum de debates, vamos poder visibilizar essa situação e apelar para que este povo indígena possa ser tratado com dignidade”, avalia o professor Renato Athias, da UFPE, um dos coordenadores do fórum de apresentação de pesquisas e ações desenvolvidas com os Warao, que será realizado nos dias 3 e 4, dentro da programação do seminário.

Data da última modificação: 01/12/2020, 15:59

Contatos Contatos