Pesquisas desenvolvidas na Pós em Geografia são premiadas em evento científico nacional

Pela primeira vez na história da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) três premiações foram concedidas a um mesmo programa de pós-graduação no país, sendo agraciada a Pós em Geografia da UFPE. A premiação ocorreu no Encontro Bianual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, realizado em Porto Alegre (RS), no período de 11 a 15 deste mês.

A tese “R-existências dos camponeses/as do que hoje é Suape: justiça territorial, pós-desenvolvimento e descolonialidade pela vida”, de autoria de Mercedes Solá Pérez, recebeu o Prêmio Maurício de Almeida Abreu – Melhor Tese em Geografia Humana – Biênio 2015-2017. Já a dissertação “Transformações territoriais no Cariri cearense: o cinturão das águas do Ceará (CAC) e o contexto de conflitos no baixio das palmeiras, Crato/CE”, de autoria de Anderson Camargo Rodrigues Brito, recebeu menção honrosa no Prêmio Maurício de Almeida Abreu. Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Claudio Ubiratan Gonçalves.

Também foi premiada a dissertação “Fitólitos em depósitos de colúvio do quaternário superior na face nordeste da bacia sedimentar do Araripe/ CE: significado paleoambiental”, de autoria de Rodrigo Ranulpho da Silva, defendida no ano de 2016, sob a orientação do professor Antonio Carlos de Barros Correa, que recebeu o Prêmio Aziz Nacib Ab’saber – Melhor Dissertação em Geografia Física.

A escolha dos trabalhos é feita a partir de uma comissão de docentes que atuam na pós-graduação. São avaliados pesquisas nas áreas de Geografia Física e Geografia Humana. A premiação leva o nome de dois ilustres geógrafos. Os Prêmios Aziz N. Ab’Saber e Maurício de Abreu são atribuídos ao mestre e ao doutor em Geografia Física e Humana, respectivamente, que a partir de indicação de seu programa de pós-graduação, for avaliado pela comissão de teses e dissertações no rol de todos os programas e cursos de pós-graduação do Brasil e receber desta comissão a indicação deste mérito.

Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPE

Data da última modificação: 18/10/2017, 14:56