Palestra no CFCH aborda a educação democrática transnacional

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (Nefipe/UFPE)

O professor Julian Culp, da Universidade de Frankfurt, vai proferir palestra sobre “Educação democrática Transnacional”, na próxima terça-feira (31), às 14h, no auditório do Departamento de Filosofia, que fica no 15º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O evento, uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (Nefipe/UFPE), contará com a participação, como debatedores, dos professores Filipe Campello e Mariana Fisher e é aberto ao público.

A apresentação de Julian Culp resumirá a principal tese do seu livro “Transnational democratic Education”. Com base numa compreensão discursivo-teórica de justiça, o livro argumenta que devido ao atual processo de transnacionalização, as políticas públicas educacionais deveriam dar suporte para a realização de acordos democráticos transnacionais ao invés de meramente domésticos.

Mais especificamente, o livro articula e defende uma concepção universal de autonomia democrática como fim moral fundamental de políticas públicas educacionais e argumenta que, em condições de transnacionalização, a autonomia democrática não pode ser suficientemente realizada somente dentro dos Estados. Em vez disso, alcançar a autonomia democrática requer a democratização dos acordos políticos também além dos Estados. Portanto, o livro defende um “modelo transnacional de educação democrática” que objetiva cultivar tanto um ethos democrático doméstico quanto transnacional.

PALESTRANTE – Julian Culp é filósofo e teórico político e atualmente prepara um livro sobre educação democrática transnacional como pesquisador associado do Grupo de Pesquisa Leibniz sobre Justiça Transnacional, na Universidade de Frankfurt. Foi pesquisador de pós-doutorado no Centro de Ética da Universidade de Toronto e Hoover Chair em Economia e Ética Social na Universidade de Louvain. É doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt e estudou filosofia, economia e política nas Universidades de Bayreuth, Bern e São Paulo, bem como nas Universidades de Duke e Princeton.

Suas áreas de pesquisa compreendem justiça transnacional, democracia deliberativa, desenvolvimento humano e educação democrática. É autor de Global Justice and Development (Basingstoke and New York: Palgrave Macmillan, 2014) e tem artigos publicados na Third World Quarterly, The Journal of Global Ethics, Analyse & Kritik, e The European Journal of Political Theory. É co-editor de Global Justice: Theory, Practice, Rhetoric.

Data da última modificação: 27/10/2017, 17:04

Contatos Contatos