Notícias Notícias

Voltar

Núcleo de Pesquisas em Etnicidades promove novo seminário da série “Experiências Etnográficas nas Américas”

Evento ocorrerá na sexta-feira (27), das 13h às 15h, no YouTube

Na próxima sexta-feira (27), o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE promoverá mais um seminário on-line da série “Experiências Etnográficas nas Américas – Olhares sobre Trajetórias, Aprendizagens e Fazeres”. O encontro ocorrerá das 13h às 15h, com transmissão ao vivo no canal oficial do Laboratório de Antropologia Virtual no YouTube. Será concedido certificado de participação aos interessados que realizarem inscrição através do e-mail nepe.seminarios@gmail.com.

Com o tema as “Etnografias do Movimento Indígena na Incidência Internacional”, o encontro contará com três apresentações de diferentes professores e pesquisadores. O antropólogo Sandro Henrique Calheiros Lôbo, membro do Nepe e doutorando do PPGA, apresentará questões sobre “Mineração e direitos humanos: a resistência indígena contra o neo-extrativismo no âmbito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH)”.

Vânia Fialho, professora do PPGA e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (LACC) e do Núcleo do Projeto Nova Cartografia Social em Pernambuco, fará uma apresentação sobre os “Conflitos, violências e a perspectiva antropológica do caso Xukuru na Comissão Internacional de Direitos Humanos”.

Karine Vanthuyne, que atua como professora e diretora do Grupo de Investigação interdisciplinar sobre os Territórios do Extrativismo y Catedrática de Enseñanza Universitária 2020-2023 na Universidade de Ottawa (Canadá), vai debater as questões sobre “Participar en la política formal mientras se evita ser corrompido por ella – Resurgimiento indígena en la Guatemala neoextractivista”.

A professora Irène Bellier atuará como mediadora do evento. Ela é diretora de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, França) e coordenadora do Laboratório de Antropologia e Instituições e Organizações Sociais (LAIOS) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris.

Os seminários virtuais do Nepe contam com a parceria da Rede Dialog da Universidade de Montreal e do Laios – Justiça e Direitos dos Povos Indígenas (JUSTIP) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS).

Mais informações
nepe.seminarios@gmail.com

Data da última modificação: 25/11/2020, 16:38

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links