Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia realiza atividades de extensão

Ações acontecem de hoje (27) até quinta-feira (29), atividades na comunidade de Vila de Fátima, em Brejinho (PE)

O Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia (Neppag) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, de hoje (27) até quinta-feira (29), atividades na comunidade de Vila de Fátima, em Brejinho (PE). Haverá reunião para articulação da V Feira de Saberes, Sementes e Sabores, que acontecerá no dia 22 de setembro; implantação da tecnologia de saneamento ambiental no Círculo de Bananeiras; e realização de oficina temática sobre seleção e armazenamento de sementes crioulas. A atividade faz parte do projeto apoiado pela Chamada MCTI/ MAPA/ MEC/ SEAD Casa Cívil/CNPQ Nº 21/2016 - Criação de Núcleo de Estudo de Agroecologia e Produção Orgânica (NEA).

Comunidade de Passarinho recebeu atividades no sábado (24)

A agricultura urbana foi o tema da aula realizada no último sábado (24) na comunidade de Passarinho, no Recife, em parceria com o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em conjunto com a organização Espaço Mulher. A atividade teve início na UFPE, com aula ministrada pela professora Mônica Cox, a mestranda Emely Sulino de Melo e a graduanda Raira Tavares sobre a importância da agricultura urbana nas cidades, tanto para segurança alimentar e saúde, como pela ocupação, resgate do contato com a natureza e cura de processos como depressão.

À tarde, já na comunidade, houve um almoço coletivo agroecológico na organização de mulheres negras Espaço Mulher, com foco na comida agroecológica e seguido por uma visita a quintais de mulheres que plantam plantas medicinais e alimentos, em uma troca de conhecimentos. “O aprendizado foi muito grande por meio do diálogo, aula de campo e aproximação entre a universidade e a comunidade. A força das mulheres protagoniza mudanças na comunidade de Passarinho por meio da organização social no Espaço Mulher, do artesanato e da agricultura urbana”, afirmou a professora Mônica Cox, do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE.

Professora Mônica Cox

monicacoxbp@gmail.com