Novo núcleo da UFPE vai reunir atividades de pesquisas em arqueologia e preservação de patrimônio

Sede vai proporcionar a integração das atividades em torno das pesquisas arqueológicas

Por Renata Reynaldo

Parafraseando Monteiro Lobato, a pesquisadora, arqueóloga e professora da Pós em Arqueologia da UFPE Gabriela Martin afirmou, na inauguração do Núcleo de Metrologia, Arqueologia e Patrimônio Cultural da UFPE, realizada ontem (12), que, além de homens e livros, “o país se faz com mulheres e laboratórios”. A citação, inserida em um ambiente de descontração, fazia alusão ao grupo composto por seis pesquisadores e seis pesquisadoras que integram o novo núcleo. “O discurso participativo nos faz éticos; assim, não somos um diretor ou um chefe e a sua equipe, somos um grupo – um núcleo – que participa dos mesmos interesses”, afirma. Leia o discurso completo da professora Gabriela Martin.

Fotos: Passarinho

Equipe do núcleo descerra a placa comemorativa da inauguração

A solenidade, que contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro, marcou a entrega ao campus da UFPE da sede que vai proporcionar a integração das atividades em torno das pesquisas arqueológicas, como as desenvolvidas nos Departamentos de Arqueologia, Energia Nuclear, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Geologia, Ciências Geográficas e Química Fundamental da UFPE. O núcleo, que está vinculado ao Departamento de Arqueologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), possui laboratórios, salas para pesquisa, salas para professores e um auditório. Para Anísio, o fortalecimento da interface entre as ciências humanas e a tecnologia é mais um passo para o futuro dado pela Universidade: “Devemos perseguir a palavra-chave ‘interpretar’ e essa interpretação deve levar em conta um mundo inclusivo, solidário e que através do conhecimento possamos nos ajudar mutuamente”.

Segundo a professora Ana Catarina Ramos, coordenadora do núcleo, o caráter interdisciplinar da Arqueologia da UFPE é uma marca desde a década de 70, quando foi criado o curso. “Durante todo o período em que esperávamos o final dessa obra, cerca de dez anos, nos mantivemos envolvidas em pesquisas conjuntas com a Energia Nuclear, Engenharia Química, Geologia e Química Fundamental entre outros”, atestou. Para uma das grandes incentivadoras da integração interdisciplinar, a professora Helen Khoury, do Departamento de Energia Nuclear, “o ideal é fazer na Arqueologia também o quantitativo e não apenas o qualitativo, e as ciências exatas podem contribuir com essa demanda”.

Professoras Helen Khoury e Anne-Marie Pessis foram homenageadas

Na solenidade de inauguração, tanto Helen Khoury quanto a professora da Pós em Arqueologia da UFPE Anne-Marie Pessis foram homenageadas com a entrega de medalha pelos serviços prestados à pesquisa nas áreas em que atuam. Com o objetivo central de desenvolver pesquisas relacionadas ao uso de diversas técnicas, tais como de fluorescência de raios-X, de termografia, LibS, DRX e de radiologia digital para estudos do patrimônio cultural e de grafismos rupestres, bem como de técnicas por luminescência (TL e OSL) e por ressonância eletrônica paramagnética (EPR) para datação de materiais cerâmicos, sedimentos e dentes, o Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimônio Cultural da UFPE foi erguido com o apoio da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e  Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (Inct), do Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semi Árido (Inapas) e da UFPE.

Núcleo de Metrologia Arqueológica e Patrimônio Cultural

metrologiaarqueologica@gmail.com