Notícias Notícias

Voltar

Museu da Parteira ganha Prêmio Ayrton de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Trata-se de um projeto de extensão coordenado pela professora Elaine Müller, do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM)

O projeto de extensão da UFPE Museu da Parteira foi condecorado com o Prêmio Ayrton de Carvalho de Preservac¸a~o do Patrimo^nio Cultural de Pernambuco, sendo o 1º colocado na categoria Acervo Documental e Memória. Esta foi a 3ª edição do prêmio, que tem o objetivo de incentivar projetos culturais cujas ações propiciem a proteção, preservação, conservação, salvaguarda e outras formas de acautelamento do patrimônio cultural em todo o estado. A premiação foi divulgada no dia 30 de julho.

Foto: Eduardo Queiroga

Práticas das parteiras tradicionais são valorizadas no projeto

Concorreram 27 propostas, das quais seis foram premiadas, entre primeiros e segundos lugares, nas categorias: Acervo Documental e Memória; e Formação e Promoção de Difusão. Os critérios para a premiação foram: qualidade técnica, ineditismo e atuação na luta pela salvaguarda de bens culturais. O prêmio é uma promoção da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O Museu da Parteira é um projeto de extensão coordenado pela professora Elaine Müller, do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da UFPE. A iniciativa é realizada em conjunto com as organizações não governamentais Instituto Nômades e Grupo Curumim, Associações de Parteiras e profissionais de diversas áreas. A iniciativa foi submetida ao prêmio pelo Grupo Curumim em nome de todos os envolvidos. 

O museu é uma ação continuada, um conjunto de ações, de salvaguarda, promoção e valorização dos saberes e das práticas das parteiras tradicionais de Pernambuco, que vem sendo executada em etapas as quais abarcaram a transversalidade das práticas de preservação do patrimônio cultural. A ideia é de ser um museu em processo, no qual uma série de atividades vão construindo e propagando narrativas imagéticas, expográficas, documentais e biográficas acerca do partejar tradicional. O projeto é feito em parceria com as detentoras destes bens culturais. 

O Museu da Parteira está inserido numa proposta maior de documentação, valorização e salvaguarda dos saberes e práticas das parteiras tradicionais que teve início com os Inventários Nacionais de Referências Culturais (INRC) “Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco” (homenageado na edição 2006/2007 do Programa Petrobrás Cultural) e “Saberes e Práticas das Parteiras Indígenas de Pernambuco” (Funcultura), ambos realizados pelo Instituto Nômades, que culminaram no pedido de reconhecimento do Ofício de Parteira Tradicional como Patrimônio Cultural do Brasil, o qual tramita no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sob o nº 01450.015622/2011-68.

Mais informações
elainemuller@gmail.com 
julia@institutonomades.org.br 

Data da última modificação: 10/08/2018, 13:44

Contatos Contatos

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Secretária
Gabriela Maria Chaves da Silva
2126-8260
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links