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MEC concede nota 5 para Ciência Política e 4 para Medicina e Letras/Libras

Cursos passaram por avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) na primeira semana de fevereiro

Três cursos de graduação do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram avaliados in loco pelo Ministério da Educação (MEC) na primeira semana de fevereiro: o curso de Ciência Política obteve conceito 5, nota máxima, e Medicina e Letras/Libras ganharam nota 4. Projeto pedagógico, infraestrutura e corpo docente são alguns dos pontos avaliados.

Oferecido no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) desde 2008, o bacharelado em Ciência Política manteve a nota máxima da avaliação anterior. O coordenador do curso, professor Adriano Oliveira, atribui a ótima nota “às condições que a Universidade nos dá, à excelência dos funcionários e técnicos administrativos e à dedicação dos alunos”

A formação do bacharel em Ciência Política reúne disciplinas teóricas e metodológicas, além da experiência prática de pesquisa. O estudante pode optar pela ênfase em Relações Internacionais, para a qual deverá cursar um conjunto específico de disciplinas nessa área, ou pela formação sem a ênfase, cursando quaisquer disciplinas eletivas.

MEDICINA - Para a coordenadora do bacharelado em Medicina, professora Jocelene Godoi, o novo prédio do Centro de Ciências Médicas (CCM) contribuiu para a nota 4 do curso. “O reitor Anísio Brasileiro colocou o curso como prioridade no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPE”, ressalta.

Com mais de cem anos de existência, o curso é referência no Norte e Nordeste. A formação do médico na UFPE conta com o apoio do Hospital das Clínicas, que atende a todas as especialidades da Medicina. “Formamos médicos muito competentes, com foco em um eixo ético e humanístico”, afirma.

LETRAS/LIBRAS - O curso de licenciatura em Letras-Libras, oferecido no Centro de Artes e Comunicação (CAC) desde 2014.2,, tem como objetivo formar profissionais competentes para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira ou segunda língua, no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nesta primeira avaliação, ganhou nota 4.

“Destaco a intensa produção de material dos docentes para atender às especificidades dos alunos surdos, bem como o diálogo que temos mantido com docentes e estudantes para termos um curso inclusivo, de fato”, afirma a coordenadora da graduação, professora Nídia Máximo.

“Atribuímos esta nota ao trabalho dos docentes e técnicos, pois temos buscado trabalhar de forma integrada, ressaltando as potencialidades de cada um na equipe de Libras, a fim de que possamos desenvolver um curso que atenda as necessidades dos alunos, especialmente os estudantes surdos, e que cumpra seu papel social”, completa.

Data da última modificação: 20/02/2019, 09:54

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