Jan Bitoun, do Departamento de Ciências Geográficas, é o mais novo professor emérito da UFPE

Título é destinado a professores aposentados, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária

O professor Jan Bitoun, do Departamento de Ciências Geográficas, é o mais novo professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A solenidade foi realizada na sexta-feira (18) à tarde, em cerimônia remota transmitida pelo canal da UFPE no YouTube. O título é destinado a professores aposentados, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária. Saiba mais sobre a trajetória de Jan Bitoun.

Coube à professora Ana Cristina Fernandes realizar o discurso panegírico em homenagem ao colega. Ela optou por não descrever cronologicamente sua vida, mas lembrou como a decisão de vir ao Recife mudou toda a trajetória do docente de origem francesa. “A palavra ‘situada’ é muito importante para Jan. A situação, o lugar que a gente ocupa, onde a gente está, modifica o indivíduo”, explicou. Segunda ela, Jan pensa a responsabilidade como engajamento no mundo, um valor inerente à liberdade.

Ana Cristina destacou o exercício permanente da dialética na construção do seu pensamento. “Muito me cativam os caminhos de sua formação por um Brasil em construção, atraente ao jovem que muito cedo se deixou seduzir por mapas e lugares”, destacou. Sua participação nas questões da cidade e nos movimentos sociais também foi citada. “Daí o respeito conquistado entre lideranças populares, educadores e técnicos comprometidos com a produção de cidades mais justas e mais democráticas”, disse.

A docente falou sobre a forma de trabalhar do professor, em cooperação e sem hierarquia, e sua recente participação em um projeto da UFPE para mapeamento da Covid-19 no Recife, enfatizando sua criatividade no uso dos bancos de dados na pesquisa e sua criticidade. “Jan me mostrou o tamanho retumbante da desigualdade que trava a ciência, a tecnologia e a inovação em terras que, ainda hoje, abrigam ressonância de terrível herança escravocrata”, afirmou.

“Se eu tivesse que dar um título à minha fala, seria: quando a instituição derrama emoção”, disse o professor Jan Bitoun. “Para associar instituição e emoção, preciso associar duas palavras-chaves: a responsabilidade, que demandam a instituição e o serviço público, e o aconchego, que encontrei na acolhida que me deram.” Ele iniciou sua fala agradecendo a cada uma das pessoas que escolheu para compor a comissão de honra da solenidade e explicando os motivos da presença delas.

Em seguida, lançou duas propostas à UFPE. A primeira foi a tradução e publicação do livro “Affronter le manque d'eau dans une métropole: Le cas de Recife – Brésil” (em português, “Enfrentando a falta de água em uma metrópole: O caso do Recife - Brasil”), de Ana Maria Melo, Armelle Giglio e Paul Cary, pela Editora UFPE. Para ele, uma referência indispensável sobre o tema. A segunda – “mais futurista”, comentou – foi a instalação de sensores nas tubulações de água para ajudar a resolver a questão do abastecimento.

“Mais do que intelectual, a influência de Jan é ética”, destacou o professor Ricardo Medeiros, vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A diretora do CFCH, professora Conceição Lafayette, falou sobre a honra de realizar essa homenagem, enquanto o reitor Alfredo Gomes fez um convite para Jan continuar na comunidade da UFPE, por “ter contribuído de forma tão brilhante do ponto de vista científico, da formação, mas também do engajamento militante em prol de uma sociedade justa, democrática”.

PROPOSTA – A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Jan Bitoun é do Departamento de Ciências Geográficas, assinada pelos professores Alcindo José de Sá, Ana Cristina de Almeida Fernandes, Bertrand Cozic, Caio Augusto Amorim Maciel e Priscila Batista Vasconcelos, com aprovação do Conselho Departamental do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O Conselho Universitário da UFPE aprovou a concessão em 20 de setembro de 2019.

Data da última modificação: 22/12/2020, 16:49

Contatos Contatos