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Formação inicial de professores de Geografia por meio do Pibid é tema de defesa de mestrado

Mestrando Josias Ivanildo Flores de Carvalho apresenta sua pesquisa no próxima quinta-feira (22), às 14h

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove a defesa da dissertação “Formação inicial de professores de geografia por meio do Pibid: trajetórias formativas”, no mestrando Josias Ivanildo Flores de Carvalho, na próxima quinta-feira (22), às 14h, no Auditório Professor Jerônimo Lemos de Freitas, no 5º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

O estudante foi orientado pelo professor Francisco Kennedy Silva dos Santos. A comissão examinadora será composta pelas professoras Helena Copetti Callai (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí), Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim (Universidade de Pernambuco – UPE) e Juliana Nóbrega de Almeida (Secretaria Estadual de Educação da Paraíba – SSE).

Resumo

A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo central compreender o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica na contemporaneidade. A pesquisa parte do seguinte problemática: como o Pibid-Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte, da Universidade de Pernambuco – UPE contribuiu para a melhoria da iniciação à docência dos egressos da área de Geografia e quais são as influências significativas para os processos de ensino-aprendizagem que a Educação Básica contemporânea exige? O estudo parte da hipótese que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) contribui significativamente por meio do Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte, da Universidade de Pernambuco – UPE para a formação inicial dos egressos da área de Geografia, por meio dos paradigmas da interdisciplinaridade e da pesquisa, diante das demandas que a Educação Básica contemporânea exige.Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativa,tratando-se de um objeto que teve suas ações finalizadas em fevereiro de 2018 e, por trabalhar com indivíduos egressos do Pibid-Subprojeto/Interdisciplinar da área de Geografia, utilizou-se a tipologia de pesquisa ex-post-facto ao se trabalhar com políticas educacionais finalizadas. Participaram desta pesquisa 16 egressos da área de Geografia do Subprojeto/Interdisciplinar, Campus Mata Norte da UPE, no qual responderam a um questionário aberto composto por 19 perguntas. Os resultados obtidos apresentam que o Pibid realmente contribuiu significativamente para a formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica, por meio de ações que levaram os egressos a se inserirem no contexto escolar, a trabalhar com conteúdos transversais, a construírem uma atitude interdisciplinar, a desenvolverem habilidades para a realização de pesquisas que melhorem as práticas pedagógicas em desenvolvimento dos egressos, o que conduziu a um senso mais crítico e reflexivo sobre suas atuais/futuras práticas para o ensino de Geografia no âmbito escolar. Observou-se na análise e avaliação dos dados, que por ser um programa recente ainda necessita de maior divulgação e apoio dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da União por meio de suas secretarias de educação, para que possa consolidar a sinergia pretendida entre os professores formadores das IES, os professores coformadores das escolas públicas das redes de educação e das políticas públicas educacionais, desta forma, conduzindo o programa a se tornar uma política pública de Estado. Com relação aos objetivos elencados pela DEB/Capes para o Pibid, comprovou-se que devem permanecer, visto que possibilitam dar respostas as demandas para a formação de professores, para o ensino escolar e para as políticas públicas educacionais, no entanto, os fazedores do Pibid no âmbito da prática devem reunir mais esforços para que os objetivos sejam concretizados com a maior eficiência possível. No mesmo caminhar, faz-se necessário que o Pibid tenha seu quantitativo de bolsas ampliadas e, que os projetos que escolhem a interdisciplinaridade como foco tenham mais apoio e diálogos para que cumpram seu objetivo central, que é proporcionar uma troca colaborativa entre as ciências desde a formação inicial de professores, que poderão ser reconstruídas nas escolas, visando à melhoria das práticas pedagógicas dos professores e o ensino-aprendizagem dos alunos.

Data da última modificação: 20/08/2019, 12:02

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